IMPOSTOS

Aparecida prorroga até fim de maio prazo para pagamento à vista do IPTU de 2023

A expectativa da prefeitura é que sejam arrecadados de tributos este ano, cerca de 60% do IPTU e o ITU gerados em 2023, o equivalente a R$ 152 milhões.

A prefeitura de Aparecida de Goiânia prorrogou para 31 de maio os vencimentos da guia única (à vista) ou da primeira parcela do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbano (ITU) referente ao exercício 2023.

O contribuinte que optar pelo pagamento dos tributos à vista terá desconto de 15%.

Os tributos foram lançados para aproximadamente 270 mil imóveis, sendo que cerca de 60% destes correspondem ao IPTU, conforme dados da Secretaria da Fazenda.

Os valores venais dos imóveis foram atualizados monetariamente no percentual de 5,90%, correspondente à inflação do período de dezembro de 2021 a novembro de 2022, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). A expectativa da prefeitura é que sejam arrecadados de tributos este ano, cerca de 60% do IPTU e o ITU gerados em 2023, o equivalente a R$ 152 milhões.

Como pagar o IPTU em Aparecida

As opções de pagamento disponíveis podem ser emitidas pelo próprio contribuinte no site: www.aparecida.go.gov.br. Basta ir direto na barra Serviços ao Cidadão ou à Empresas (no lado superior direito do site) e depois Débito para gerar o boleto. As guias também podem ser retiradas presencialmente em uma das 10 agências de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), espalhadas pela cidade.

As unidades ficam à disposição do contribuinte para prestar orientações, negociações de débitos e emitir guias para pagamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem necessidade de agendamento. Nas unidades SAC do Vapt-Vupt do Buriti, Garavelo e Araguaia Shopping os atendimentos são realizados por agendamento, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e aos sábados das 8h às 13h (exceto o Araguaia Shopping que não atende no sábado).

A superintendente de receitas tributárias da Secretaria da Fazenda, Ana Paula Vilela, alerta ao contribuinte sobre a importância de realizar o pagamento dos impostos. “Aqueles que porventura não pagarem seus impostos em dia, poderão ser inscritos na dívida ativa depois levado a protesto e a execução fiscal em última instância”, alertou a superintendente.