RECICLAGEM

Aparecida recebe exposição de esculturas feitas com pneus reciclados

Aparecida recebe exposição que usa a reciclagem como arte. “Reciclar é Preciso” expõe peças de…

Aparecida recebe exposição que usa a reciclagem como arte. “Reciclar é Preciso” expõe peças de escultura confeccionadas com pneus reciclados pelo artista plástico Cristiano Borges. As peças estão expostas no “Espaço Aparecida Cultural”, no primeiro piso do Aparecida Shopping das 10h às 22h.

A visitação está aberta até o dia 12 de dezembro. O artista contribui com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade, pois a maior parte da matéria-prima de suas esculturas é composta de pneus descartados de forma irregular.

A exposição chama a atenção para o tema da sustentabilidade e destaca o poder da transformação da reciclagem por meio da criatividade. O artista faz o reaproveitamento de pneus para criar animais, máquinas e até veículos.

O visitante da exposição terá a oportunidade de conhecer um jacaré de aproximadamente 2,5 metros, uma águia e a réplica de uma motocicleta com detalhes riquíssimos. Além disso, é possível encontrar um escorpião, a cabeça de uma capivara e uma girafa que mede 1,80 metros de altura.

Conheça o escultor de pneus Cristiano Borges

Escultor Cristiano Borges ao lado de uma girafa feita por ele (Foto: SecomAparecida)

Cristiano Borges tem 41 anos e sua incursão na escultura veio por meio do seu trabalho de recapagem de pneus que realiza há 18 anos. “Comecei a reaproveitar o material para decorar minha casa, fazendo cadeiras e mobiliário, mas há cerca de três anos, comecei a entrar no meio profissional da escultura com os pneus reciclados”, conta. Ele comercializa suas peças por meio do seu perfil do instagram.

O sonho do artista é viver exclusivamente da confecção de suas peças, mas no momento, a maior parte de sua renda vem do trabalho de recapagem. Para Cristiano, a falta de visibilidade do trabalho artístico com reciclagem é um obstáculos difícil de ser quebrado. “Eu estou tentando viver apenas com a arte, mas é complicado porque o trabalho com material reciclável é muito pouco valorizado no Brasil”, pontua Cristiano.

O artista foi contemplado com premiação no segmento de artes visuais no Edital da Lei Aldir Blanc de 2020 e já expôs suas peças em vários centros de compras de Goiânia e Aparecida. Ele comercializa suas esculturas e também trabalha com pedidos sob encomenda. “É difícil guardar muitas peças para compor uma exposição porque eu tenho que vendê-las para conseguir receita”, diz.

O escultor produz arte e ainda ajuda o meio ambiente. A maior parte da matéria prima das obras de Cristiano é recolhida nas ruas. “São pneus usados que são descartados de forma inadequada e as vezes são até incinerados. Acredito que minha arte acaba poupando a natureza do mal que o acúmulo desse material causa no meio ambiente”, afirma.

Processo criativo de Cristiano inclui estudo e observação

O escultor afirma que usa referência de observação de imagens e vídeos na internet como processo criativo das suas esculturas. “Com animais, por exemplo, eu começo a estudar fotos e vídeos dos bichos que quero criar e começo a imaginar a medida dos pneus que se adequaria de forma mais verossímil às formas que quero reproduzir”.

O artista revela ainda que confeccionou a principal ferramenta de trabalho para produção das esculturas. Uma lâmina industrial com cerca de 30 centímetros de comprimento enrolada em tiras de borracha. Além da ferramenta artesanal, o escultor usa também uma parafusadeira elétrica e lixadeira para cortar as partes de metal que ficam no interior dos pneus.

Exposição faz parte da comemoração do centenário de Aparecida

A exposição está inserida na programação cultural da Secretaria de Cultura de Aparecida de Goiânia (Secult) em comemoração ao centenário do município, que será celebrado em maio de 2022. Até lá, artistas aparecidenses de várias vertentes irão expor seus trabalhos com apoio da prefeitura e do centro de compras.

“Esse espaço valoriza o trabalho cultural realizado em nossa cidade. Aqui, irão passar vários artistas que terão a oportunidade de ter contato direto com o público. Hoje, por exemplo, estreou a exposição de Cristiano Borges – especialista na confecção de esculturas feitas com pneus”, diz o superintendente de Cultura, Weider Moreira.

Aparecida recebe exposição de esculturas feitas com pneus reciclados

Ainda segundo a pasta, as exposições serão rotativas, permitindo que vários artistas utilizem o espaço para divulgarem seus trabalhos. “Vamos expor, por exemplo, arte em argila, pintura em quadros, esculturas em metal, em madeira, ou seja, todo tipo de material artístico produzido em Aparecida”, pontua o superintendente.

O professor Rodrigo Correia Lelis visitou a exposição nesta terça-feira e aprovou a iniciativa. “Uma exposição como essa é muito importante, pois fomenta a arte local. Acredito que é isso que os artistas precisam”, disse após contemplar as peças.