CONTROLE

Aparecida registra 2.341 casos de dengue somente em 2021

Cenário da doença causada pelo aedes aegitpy é considerado de risco médio na cidade da Região Metropolitana

Goiás é um dos sete Estados com maior incidência de dengue

Aparecida de Goiânia registrou – até a manhã desta segunda-feira (17) – 2.341 casos confirmados de dengue. Não houve nenhuma morte causada pela doença no período. Durante todo o anos de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 9.072 casos da doença.

Comparando as semanas epidemiológicas de 9 a 15, segundo a série histórica verificada desde 2018, em 2020 foram notificados 2.272 casos no período, ao passo que, em 2021, o montante caiu para 680 notificações, cenário classificado como de médio risco.

As últimas mortes causadas pela dengue em Aparecida foram registradas em 2019, quando quatro pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. Desde então, não houve registro de óbitos no município da Região Metropolitana.

Em relação à Chikungunya, em 2015 o município registrou dois casos importados; em 2016 também foram dois casos confirmados importados: ambos provenientes do Pará. Já em 2017, foram quatro casos confirmados no município. A partir de então não houve mais casos na cidade.

Controle

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao Mais Goiás que, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, mantém o controle da doença. A Vigilância Ambiental da SMS realizou, em 2020, mais de 1 milhão e 200 mil visitas domiciliares para orientação e monitoramento de focos do mosquito aedes aegypti.

Desta forma, a média foi de quatro visitas anuais a cada imóvel da cidade. Além disso, recolheu mais de 150 mil pneus descartados incorretamente, material que é o terceiro principal criadouro do mosquito transmissor da dengue.