COMBATE

Aparecida registra mais de 7 mil notificações de dengue em 2021

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida vai realizar a ação Integrada de combate ao Aedes Aegypti

Aparecida realiza força-tarefa de combate ao mosquito da dengue (Foto: Pixabay)

Aparecida registrou 7.629 notificações de casos de dengue em 2021 e o município está com alto risco de transmissão do vírus. O Jardim Tiradentes é o terceiro bairro com mais notificações da doença, com 253 casos. Os dois bairros com maior número de notificações são Colina Azul e Buriti Sereno com 389 e 330 respectivamente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida vai realizar a ação Integrada de combate ao Aedes Aegypti no Jardim Tiradentes a partir da próxima segunda-feira (20). A força-tarefa terá início às 8h com concentração no Ginásio do Jardim Tiradentes, localizado na Avenida V-8.

Ação preventiva contra proliferação de larvas do mosquito da dengue

A ação tem o objetivo de prevenir a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungna e Zika no município e deve seguir até quinta-feira (23). O total de 60 profissionais da SMS atuará nestes três dias, visitando casas e coletando pneus.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Iron Pereira, a ação consistirá em visitas domiciliares, atividades educativas e coleta de pneus em borracharias, em praças, avenidas e terrenos baldios.

“O Jardim Tiradentes é um dos bairros com maior número de casos até o momento na cidade, por isso contamos com o apoio da população em mais uma batalha contra o Aedes”, pontuou. Iron afirma que as equipes pretendem visitar aproximadamente 3.346 imóveis entre residências, lotes não edificados e comércios.

Equipes vão orientar moradores sobre combate ao Aedes aegypti

As equipes de saúde vão passar orientações aos moradores sobre como combater a proliferação do mosquito, Aedes aegypti, que deposita seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Durante as visitas domiciliares, os agentes também vão observar os quintais de residências em busca de possíveis criadouros do mosquito.

“As caixas d’ água devem estar sempre tampadas. O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção. Com no máximo dez minutos por semana é possível fiscalizarmos o quintal e eliminar todo tipo de material que possa acumular água e servir de hospedeiro para as larvas”, conclui Iron.