Vacinação

Aparecida vai seguir orientação para vacinação por faixa etária decrescente

Sugestão do Canass e Conasems já foi aprovada por comissões de intergestores e aguarda publicação de nota técnica do MS

Vacinação em Aparecida (Foto: Enio Medeiros/SecomAparecida)

Aparecida vai retomar a vacinação da população por faixa etária decrescente a partir da chegada do próximo carregamento de doses do Ministério da Saúde (MS) distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A proposta de destinar 30% das doses para a imunização dos grupos prioritários e 70% para as pessoas com idade a partir de 59 anos em ordem decrescente foi feita pelos Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conasems) ao Ministério da Saúde (MS). A nota técnica com as novas orientações ainda não foi publicada pelo MS e SES.

A sugestão do Conass e Conasems foi aprovada em âmbito nacional pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em reunião na tarde da última quinta-feira (27). O secretário de estado de Saúdem, Ismael Alexandrino, foi um dos principais promotores dessa ideia que estava em discussão há uma semana.

No perfil de suas redes sociais, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha afirma que a Secretaria de Saúde do município retoma a vacinação por faixa etária em ordem decrescente para pessoas com idade a partir de 59 anos. Gustavo declara que além deste público, a imunização deve seguir para trabalhadores de educação e outros grupos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI)

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, a vacinação da população por faixa etária decrescente a partir dos 59 anos já deve ser realizada a partir do recebimento de novas doses. A pasta afirma por meio de nota que vai seguir a decisão da CIB e CIT.