NOVA CEPA

Aparecida detecta mais um caso da variante delta e transmissão comunitária é confirmada

Aparecida de Goiânia conta com quatro casos da nova variante e, segundo a SMS, todos ocorreram em julho

Aparecida de Goiânia conta com quatro casos da nova variante e, segundo a SMS, todos ocorreram em julho (Foto: divulgação/Exame)

Aparecida detectou mais um caso de paciente contaminado pela variante delta do coronavírus no município. Até agora, quatro pacientes contaminados estão infectados com a cepa, que é considerada de alta transmissão e mais resistente aos imunizantes disponíveis.

Por meio de nota, a SMS afirma que todos os quatro casos de infecção ocorreram no mês de julho e que ainda não foi possível identificar a origem da contaminação. Ou seja, a transmissão comunitária da variante Delta na Região Metropolitana está confirmada, já que a mulher mais jovem identificada com a contaminação da variante, trabalha na capital.

No último domingo (8), um dos pacientes contaminados com a variante delta do Coronavírus em Aparecida, um senhor de 67 anos faleceu por complicações da doença. Os demais familiares contaminados já estão recuperados. Foi o primeiro caso de morte de um paciente com essa variante da Covid-19 no estado.

Na última semana, a SMS informou, por meio de coletiva de imprensa, que foram detectados três casos da variante Delta do novo coronavírus em moradores da cidade, todos eles pertencentes à mesma família. Trata-se de um homem de 67 anos e duas mulheres, uma de 60 e outra de 34 anos: Pai, mãe e filha respectivamente.

O quarto caso da variante Delta no município foi identificado também nesta mesma família. Trata-se do esposo da mulher, de 30 anos. As identificações foram feitas por meio do Programa de Sequenciamento Genômico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), trabalho iniciado em abril deste ano e que já realizou mais de 1.300 sequenciamentos na cidade.