Apenas 4 cidades de Goiás participaram de ações para melhorar a educação da primeira infância
Pela pontuação recebida, de 286 pontos, Itumbiara receberá Selo Diamante pelo primeiro lugar
Dos 246 municípios goianos, apenas quatro participaram de ações para melhorar a educação infantil. Os municípios de Caiapônia, Itumbiara, Luziânia e Rubiataba enviaram as documentações e foram os únicos que concorreram ao prêmio “Pacto pela Primeira Infância”.
Itumbiara obteve a primeira colocação no ranking, com 286 pontos. Luziânia, Caiapônia e Rubiataba ficaram com o segundo, terceiro e quarto lugares, com os selos ouro, prata e bronze. Foram, respectivamente, 151 pontos, 30 e 20.
O projeto tem o objetivo de premiar os municípios que instituírem comitês locais da primeira infância e contribuírem para o alcance dos indicadores definidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). Pela pontuação recebida, de 286 pontos, Itumbiara receberá o Selo Diamante.
O município, localizado no sul goiano, conseguiu a primeira colocação por uma série de ações nas diversas áreas da Prefeitura, como a implantação do ensino 100% integral e a construção de mais dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e uma escola no bairro Maria Luíza Machado.
Também obteve bons resultados na saúde, com campanhas de multivacinação, reforma e ampliação de clínicas da família e a certidão de nascimento gratuita, além da atuação na área de assistência e promoção social, atenção à comunidade cigana, construção e reforma de quadras poliesportivas para crianças com deficiências.
Prefeito de Itumbiara, Dione Araújo ressaltou os esforços de todas as áreas da administração municipal, junto com a sociedade civil, para a atenção integral à primeira infância. “Está aí a prova de que é possível e de que melhoramos nossa qualidade de vida e bem-estar social na nossa cidade.”