PANDEMIA

Apenas 40 municípios aderiram ao decreto estadual de quarentena 14×14, diz AGM

Outras cidades estão seguindo decreto próprio com flexibilização de algumas áreas; Alguns municípios não responderam à consulta

Apenas 40 municípios aderiram ao decreto estadual de quarentena 14x14, diz AGM
Após a assinatura do decreto estadual que implementou o sistema de quarentena intermitente em Goiás, muitos municípios goianos tem procurado adequar-se ao modelo, como forma de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Um levantamento feito pela Associação Goiana de Municípios (AGM) mostra que 40 prefeituras aderiram ao decreto estadual na íntegra. Outras 14, no entanto, decidiram seguir as orientações de acordo com a realidade do município.

Levantamento feito pela Associação Goiana de Municípios (AGM) mostra que 40 prefeituras aderiram, na íntegra, ao decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) que recomendou o revezamento entre fechamento do comércio e abertura do comércio a cada duas semanas. Outros 14 municípios decidiram seguir as orientações parcialmente, de acordo com a realidade local.

Os municípios que aderiram ao decreto de forma integral, segundo a AGM, são: Nova Roma, Israelândia, Bonfinópolis, Nova Veneza, Ouro Verde, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Uirapuru, Turvelândia, Campinaçu, Campo Alegre, Inaciolândia, Guapó, Montividiu do Norte, Abadia de Goiás, Formosa, Guaraíta, São Simão , Montividiu , Mossamêdes, Mara Rosa , Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Professor Jamil , Jussara, Itaberaí, Jesupolis, Israelândia, Itaguaru, Ivolândia, Lagoa Santa, Joviânia, Goiás, Goiânia, Baliza, Itaja, Caldazinha, Aloândia, Água Fria e Água Limpa.

Já os municípios que estão seguindo decreto próprio com flexibilização de algumas áreas são: Goiatuba, Caiapônia, Goiandira, Hidrolina, Aparecida de Goiânia, Rialma, Caldas Novas, Porteirão, Iporá, Itapuranga, Itarumã, Jaraguá, Caturai e Itapirapuã.

Guapó, a 37 quilômetros da capital, foi uma das que optou por seguir o decreto do governador. De acordo com o prefeito, Colemar Cardoso, a decisão partiu do fato de o município não ter estrutura para atender uma alta demanda de pacientes com a Covid-19. Segundo o gestor, a princípio, não há previsão da criação de um decreto municipal. A cidade registrou, até o momento, 50 casos confirmados da doença e dois óbitos.

Um dos municípios que havia aderido ao decreto na íntegra foi São Luís de Montes Belos. No entanto, o prefeito, Major Eldecíro Silva, informou que revogou o sistema de quarentena intermitente, após manifestação da Câmara Municipal. Segundo o gestor, passou a valer, desde a última sexta-feira (3), um modelo de lockdown aos fins de semana, no qual todas as atividades são encerradas às sextas-feiras a partir das 18h, e só retornam às segundas.

Retomada das atividades

A cidade turística de Caldas Novas, que entrou na última lista, reabriu todos os hotéis e pousadas esta semana para receber turistas, após mais de três meses fechados. No próximo dia 10, devem ser retomadas as atividades de clubes e parques aquáticos que fiquem fora das estruturas de hospedagem.

O documento municipal libera ainda o funcionamento, durante a semana, de bares, restaurantes e academias, que devem ser fechados aos finais de semana. Os comerciantes também precisam observar que cada segmento tem um horário de fechamento diferente.