COVID-19

Apenas HCamp de Águas Lindas foi desativado, diz SES

Secretaria respondeu questionamentos da PGR sobre funcionamento de unidades em Goiás. HCamp de Águas Lindas era mantido em parceria com governo federal

HCamp de Águas Lindas de Goiás (Foto: Reprodução)

Apenas um dos nove Hospitais de Campanha (Hcamp) criados em Goiás para o enfrentamento da Covid-19 foi desativado, e ele estava sob responsabilidade do governo federal. É o que afirmou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) à Procuradoria Geral da República (PGR)

O questionamento da PGR foi feito a todos os governadores de estados e do Distrito Federal do país em um ofício circular publicado no dia 12 de março. No documento, a subprocuradora da República, Lindora Maria Araújo questionou aos gestores quantos Hcamps foram criados, quais foram construídos e não entraram em funcionamento, quantos estão funcionamento atualmente e qual a destinação dos insumos e equipamentos das unidades desativadas.

No esclarecimento, a SES afirmou que nove Hcamps foram criados, mas que apenas o de Águas Lindas de Goiás foi desativado. Essa unidade, de acordo com a pasta, foi possível depois de um acordo feito com o Ministério da Saúde (MS). Confira relação de HCamps de Goiás no final da matéria.

No acordo, o governo federal entraria com a estrutura modular (temporária) e o governo do estado ficaria com a parte dos insumos, equipamentos e pessoal. A unidade foi inaugurada no dia 5 de junho e, de acordo com o acerto, funcionaria até 22 de outubro do ano passado.

Ainda de acordo com a SES, o governo do estado chegou a solicitar a prorrogação do contrato até dezembro de 2020, mas não houve acordo com o MS, que concordou em manter a estrutura por apenas 30 dias a mais do que o combinado.

Entretanto, na época do fechamento, a resposta foi outra. Conforme noticiado pelo Mais Goiás, a SES informou que o fechamento do HCamp se deu por causa da queda no número de casos de Covid-19 registrados em Goiás.

Enquanto esteve funcionando, o hospital recebeu 771 pacientes. Destes, 480 se recuperaram e 254 vieram a óbito. Os 37 pacientes que ainda estavam internados no local foram encaminhados para outros hospitais.

Distribuição dos equipamentos

Com o fim do acordo, a unidade foi desativada e os pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde. De acordo com a SES, os insumos foram encaminhados às unidades de Luziânia, Formosa e para o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin).

Já os equipamentos foram recolhidos para o almoxarifado da pasta para serem distribuídos para outras unidades.

Relação de HCamps criados em Goiás

Hospital Regional de Formosa Dr. Cesar Saad Fayd

Hospital Regional de Luziânia

Hospital de Campanha para o Enfrentamento ao Coronavírus em Goiânia

Hospital de Campanha de Porangatu

Hospital de Enfrentamento ao Covid do Centro Norte Goiano, em Uruaçu

Hospital das Clínica Dr. Serafim de Carvalho em Jataí

Hospital Regional de São Luis dos Montes Belos Dr. Geraldo Lando

Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás (desativado em 22/10/2020)

Hospital Regional de Itumbiara São Marcos