Apesar de indefinição quanto a formato, Romaria de Trindade não será cancelada
Modelo da realização da festa religiosa deve ser definido até o final de abril
Ao contrário do ano passado, quando foi cancelada em decorrência da pandemia, a Romaria do Divino Pai Eterno está confirmada para acontecer em 2021. De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), ainda não há definição sobre o formato que deve ser aderido – virtual ou presencial ou híbrido. Porém, a entidade já afastou qualquer possibilidade de um novo cancelamento do evento religioso.
No ano passado, a direção do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno havia optado por celebrar a a Romaria remotamente pelos meios virtuais, com transmissões de celebrações pela TV e redes sociais. Porém, em acolhimento às recomendações do Ministério Público de Goiás (MP-GO), o evento foi cancelado. A decisão, segundo a Basílica na época, buscava cumprir com o dever “de zelar pela segurança, saúde e bem-estar dos romeiros e da população de modo geral”, se referindo aos riscos de contaminação pelo coronavírus.
Ainda sobre a festa desse ano, segundo a Afipe, a definição deve ocorrer em abril.
Covid-19 em Trindade
Atualmente, a Região Central de Goiás, onde se situa o município de Trindade, está com a classificação de calamidade no que tange à contaminação pelo coronavírus. A cidade tem 6,7 mil casos confirmados e 246 óbitos por Covid-19, segundo dados da prefeitura.
No último fim de semana, o prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patri), assinou decreto que estabelece um modelo de escalonamento por macrozonas no município para combate à Covid-19. A determinação passou a vigorar ontem, segunda-feira (22).