MUITAS ADVERSIDADES

Apesar de público abaixo do esperado, prefeitura diz que festa de Trindade ‘cumpriu missão’

Expectativa era que cinco milhões de romeiros passassem pela cidade, mas número ficou nos 2,9 milhões

Retomada da Romaria de Trindade (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A Romaria do Divino Pai Eterno chegou ao fim neste domingo (3) e teve um público menor do que se esperava. De acordo com a Prefeitura de Trindade, ao longo dos quase 10 dias de evento, 2.972 milhões de romeiros passaram pelo município. A expectativa era receber 5 milhões de pessoas. Apesar disso, na visão do prefeito Marden Júnior, a cidade ‘cumpriu sua missão’ ao organizar uma festa ‘com apego, vontade e valor’.

“Trindade cumpriu sua missão. Nós nos organizamos para receber até cinco milhões pessoas, mas nós tivemos na última romaria, há três anos, 3,2 milhões de romeiros passando na cidade. Neste ano, quase 3 milhões. Se for levar em consideração todas as dificuldades vividas, o pouco tempo que tivemos para organizar, que foram três meses, quando geralmente se leva um ano…. a gente percebeu a dificuldade dos carreiros de cidades vizinhas, para se organizarem em tão pouco tempo. Se a gente for fazer essa comparação, nós podemos dizer sim que ainda tivemos um público muito grande, porque as dificuldades foram muito maiores neste momento, até pela covid, pela nossa situação economica”, afirmou o prefeito.

Romeiros caminham da Igreja Matriz ao Santuário Basílica durante Procissão da Penitência, em Trindade (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Vale lembrar que a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a gestão do município, precisou intensificar as medidas de prevenção contra a Covid-19 durante a Romaria de 2022. Isso porque, o evento religioso voltou a acontecer de forma presencial, após dois anos de ausência por conta da pandemia. Além disso, a cidade também teve a segurança pública reforçada por 2 mil policiais militares, 800 policiais civis e 800 bombeiros.

De acordo com Marden Júnior, a romaria ainda foi de grande importância para a cidade do sentido econômico. Isso porque, a festa atraiu turistas de todo o país, que se hospedaram na cidade, consumiram em restaurantes e nas lojas. A estimativa, segundo o prefeito, é que Trindade tenha conseguido realizar um giro econômico de R$ 45 milhões somente durante os 10 dias de evento.

Covid na Romaria de Trindade

Durante a Romaria, forão disponibilizados três pontos de testagem da Covid, bem como seis pontos de atendimento multiprofissional, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ambulâncias, que ficaram à disposição para o atender os fiéis que precisaram de socorro médico. Além disso, também foram realizadas ações de vacinação ampliada contra Covid-19 e Influenza, com apoio de duas vans.

Em entrevista coletiva, o prefeito Marden Júnior ainda declarou que, durante o evento, a média de pessoas que procuraram atendimento e foram contaminadas pela Covid-19 não ultrapassou a média que já existia na cidade antes da romaria.

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Prefeitura de Trindade, vai intensificar as medidas de prevenção contra a Covid-19 durante a Romaria do Divino Pai Eterno. O evento religioso ocorrerá de 24 de junho a 3 de julho, de forma presencial, após dois anos de ausência por conta da pandemia. A expectativa é que o município receba cinco milhões de fiéis de todo país durante as celebrações.
Orientação do Governo de Goiás é para que participantes da Romaria do Divino Pai Eterno utilizem máscaras e completem esquema vacinal contra a Covid-19 (Foto: Governo de Goiás)

Dados do painel da Covid, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, apontam que, durante a semana 25, que corresponde a semana anterior da festa, do dia 19 de junho à 25 de junho, Trindade registrou 623 casos de Covid-19.

Do dia 26 de junho ao dia 2 de julho, o número de contaminados caiu para 284 confirmados. Dados desta semana, que corresponderá de 3 à 9 de julho, ainda estão sendo contabilizados, mas somam até agora 21 contaminações.

Vale dizer que a doença leva de três a cinco dias para manifestar sintomas.

Segurança

No que diz respeito a segurança pública de Trindade durante a festa do Divino Pai Eterno, a organização do evento também se considerou vitoriosa. De acordo com comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar da cidade, tenente coronel Daniel Gomes, não houveram casos de homicídios em razão da romaria. Além disso, os casos de furtos, roubos ou outros tipos de crimes foram considerados dentro do esperado e solucionados.

Exemplo citado pelo comandante foi o ocorrido no último sábado (7), em que um grupo de sete pessoas foi preso suspeito de furtar fiéis durante a Romaria de Trindade. Ao todo, a corporação recuperou 19 aparelhos celulares provenientes dos crimes. O grupo, que veio de Brasília, usava lâminas para cortar a bolsa de fiéis dentro de igrejas, além de pessoas no comércio. Após os crimes, eles escondiam os objetos no topo de árvores e em entulhos de terrenos baldios. A quadrilha, composta de quatro mulheres, um adolescente e dois homens, foi detida e encaminhada à delegacia.

A 182ª Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade, terá a segurança reforçada por 2 mil policiais militares, 800 policiais civis e 800 bombeiros. O evento religioso, que ocorre de 24 de junho a 3 de julho, retornou ao formato presencial após dois anos de ausência, por causa das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19. A expectativa é receber 5 milhões de turistas durante os dias de romaria.
Romaria de Trindade terá segurança reforçada por 2,8 mil policiais (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

A Polícia Civil usou quatro drones para monitorar a cidade durante os dias de maior movimento da Romaria, como durante os desfiles dos carros de bois, shows no carreiródromo e missas campais. As ações demandaram quatro aeronaves e utilizaram 12 operadores membros do Esquadrão de Drones da Polícia Civil durante os dias da festa. Os Bombeiros também usaram dois drones para acompanhamento da movimentação e das possíveis ocorrências.