Vacinação

Aplicação da primeira dose funciona em apenas um ponto drive-thru de Aparecida

Retomada da vacinação em outros pontos depende da chegada de uma nova remessa de imunizantes

Aparecida aguarda novar remessa para retomar vacinação em outros pontos da cidade (Foto: Claudivino Antunes - SecomAparecida)

Aparecida disponibiliza vacinação apenas no ponto drive-thru da Cidade Administrativa a partir desta segunda-feira (18). Até o último domingo (17), o município possuía estoque de apenas 350 doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas à primeira aplicação.

A retomada da campanha de imunização em outros pontos da cidade deve acontecer após chegada de nova remessa de imunizantes. Normalmente, a aplicação da primeira dose em Aparecida ocorre em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Central de Imunização. A aplicação da segunda dose e do reforço continua normalmente, em todos os nove postos fixos da cidade.

Qualquer morador acima de 12 anos que ainda não tenha sido imunizado pode receber a primeira dose da vacina no ponto drive-thru da Cidade Administrativa, sem necessidade de agendamento. O serviço está disponível entre às 8h e 18h. Para se vacinar, basta apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose da vacina prossegue em nove postos de vacinação, sem necessidade de agendamento. Para a receber a segunda dose, deve-se respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e ir a algum posto de vacinação no dia programado. O cartão de vacinação deve ser apresentado com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS. Todas as vacinas contra Covid-19 estão disponíveis.

O serviço está disponível nos pontos drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades ou a Central de Imunização, das 8h às 18h; nas UBSs dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a aplicação da segunda dose está disponível das 8h às 16h.

Dose de reforço

A aplicação da terceira dose ou reforço em idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos também prossegue normalmente no município. O serviço está disponível nos nove postos fixos, sem necessidade de agendamento.

Para os idosos receberem a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal de qualquer imunizante aplicado (segunda dose ou dose única). Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias. Todos os profissionais de saúde que receberam a segunda dose até 15 de abril já estão aptos a receber o reforço da vacinação.

A aplicação da terceira dose ocorre mediante apresentação de documento pessoal, CPF e cartão de vacinação. Imunossuprimidos precisam apresentar ainda laudo médico e os profissionais de saúde precisam comprovar atuação.