Aplicativo de ‘botão de pânico’ pode facilitar denúncias de violência contra a mulher
Um aplicativo para celulares chamado “botão de pânico” pode facilitar denúncias de casos de violência…
Um aplicativo para celulares chamado “botão de pânico” pode facilitar denúncias de casos de violência contra a mulher. O Projeto de Lei (PL) que autoriza a criação do app pelo Legislativo foi aprovado na tarde desta quarta-feira (2), na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A votação favorável foi unanimidade entre os parlamentares.
O intuito é que o botão envie à central policial a localização da vítima e, dessa forma, a viatura seja enviada, com precisão e rapidez, para atender ao chamado. Além disso, o intuito é que possam ser feitas denúncias anônimas de violência física, verbal e psicológica contra mulheres. Além de incluir fotos e vídeos para auxiliar no caso.
Segundo deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PV), autor da proposta., o projeto não trará ônus ao estado, pois os atuais servidores desenvolveriam o aplicativo. “Os próprios servidores do governo podem desenvolver a ideia e criar. Esse dispositivo já foi desenvolvido nestes moldes em Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí, dentre outros”, diz.
Um levantamento feito pelo jornal O Globo, em janeiro des ano, apontou que Goiás havia registrado 161 novos processos até novembro de 2018. Com isso, ocupava a terceira posição no ranking nacional em casos de feminicídio.