Aplicativo que informava preços de combustíveis em postos de Goiás é desativado por decisão judicial
O aplicativo ‘Olho na Bomba’ foi desativado na última segunda-feira (9) após decisão judicial. A…
O aplicativo ‘Olho na Bomba’ foi desativado na última segunda-feira (9) após decisão judicial. A plataforma, criada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Ministério Público de Goiás (MPGO), informava os valores dos combustíveis nos postos do estado. No início deste mês, a justiça já havia pedido, em medida cautelar, a suspensão da lei que obrigava os donos dos estabelecimentos a publicarem os valores no software.
Os usuários receberam uma notificação afirmando que as atividades do aplicativo seriam encerradas na tarde de segunda. Na mensagem, é informado que os responsáveis pela plataforma buscam alternativas para reativação o quanto antes.
Conforme já noticiado pelo Mais Goiás, o ‘Olho na Bomba’ possuía mais de 410 mil downloads, 1,6 mil postos cadastrados na plataforma e, em média, 15 mil acessos diários.
O pedido pela desativação do aplicativo foi do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto/Go). O órgão apontou inconstitucionalidade no uso da plataforma e afirmou que estabelecimentos foram multados mesmo seguindo o processo de alteração de valores.
*Larissa Lopes é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira