Após 11 infecções por Covid, comunidade Kalunga fecha três cachoeiras em Goiás
"Quando houver o controle, faremos a reabertura, mas ainda não há data certa", informa membro da Associação da Comunidade Engenho II
Onze moradores de comunidades Kalunga, na Chapada dos Veadeiros, testaram positivo para a Covid-19. Por conta da infecção, três cachoeiras da região foram fechadas nesta semana e permanecerão sem visitas até 19 de setembro.
Trata-se das cachoeiras Santa Bárbara (uma das mais procuradas do Brasil), Candaru e Capivara. A medida foi tomada, especialmente, por causa do feriado prolongado de 7 de setembro, que cai em uma terça-feira.
Segundo a Associação Kalunga Comunitária de Engenho II (AKCE), as reservas já feitas para o período até 19 de setembro foram canceladas. Os pagamentos serão devolvidos.
Decisão da comunidade Kalunga
Natália Moreira dos Santos, membro da diretoria da Associação, informou ao Mais Goiás que a decisão ocorreu após ser confirmado o primeiro caso. “Um rapaz, que foi a Brasília, chegou e informou que estava com os sintomas, confirmando posteriormente a doença. Ele, que é professor, parou de circular e já se isolou mesmo antes do teste.”
Segundo ela, normalmente a comunidade já tem um calendário cultural com fechamento de 1º de setembro até dia 7. “Com isso, decidimos fechar até dia 19 para observação”, declarou ao ressaltar que outros estão fazendo testes – o número pode aumentar. “Quando houver o controle, faremos a reabertura, mas ainda não há data certa.”
Natália informa que a decisão foi interna. “Sabemos que a saúde é o mais importante, por isso optamos pelo fechamento. Quanto estiver tudo certo, retornamos com o turismo.”
Ela informou, ainda, que todos os 11 estão bem. Eles seguem isolados em suas respectivas residências.