FATALIDADE

Após crise de abstinência de álcool, homem morre afogado em represa de Anicuns (GO)

Crise de abstinência de álcool fez vítima entrar na água, sem ter condições de nadar

Homem tem crise de abstinência e morre afogado em represa de Anicuns (GO) (Foto: Divulgação - Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros resgatou o corpo de um homem que morreu afogado em uma represa. A fatalidade aconteceu durante a manhã desta quarta-feira (13) em Anicuns, na região Oeste de Goiás. Segundo o cunhado da vítima, o homem estava passando por uma crise de abstinência de álcool que o fez o entrar na água, sem ter condições de nadar.

O familiar contou aos bombeiros que a vítima era alcoolatra e tentava deixar o vício. Ele morava na cidade de Trindade, mas teria ido viver um tempo na chácara em que fica situada a represa, com o objetivo de usar espaço como uma espécie de ‘clínica de reabilitação’. O homem queria se afastar das amizades que o incentivavam a beber e se curar da doença.

Na noite anterior ao afogamento, a vítima teve uma forte crise de abstinência e tentou fugir da chácara. O cunhado, com medo de algum acidente, trancou-o em um dos cômodos até o amanhecer no dia. Porém, pouco tempo depois que soltou o familiar, ele fugiu para dentro da represa e se afogou.

Crise de abstinência de álcool fez vítima entrar na água, sem ter condições de nadar
Crise de abstinência de álcool fez vítima entrar na água, sem ter condições de nadar (Foto: Divulgação – Bombeiros)

Cunhado tentou ajudar homem que morreu afogado

O cunhado narra ter tentado ajudar o familiar, mas não conseguiu. Os bombeiros realizaram buscas no local e, por volta das 11 horas, encontraram o homem da vítima a uma profundidade de cinco metros.

Após o resgate, a equipe deixou o corpo do homem aos cuidados do Instituto Médico Legal (IML).

O que fazer ao presenciar um afogamento?

Os Bombeiros de Goiás lançaram uma campanha durante a Semana Santa de 2022, em que a principal meta da corporação é evitar mortes por afogamento. Por isso, deu dicas do que uma pessoa deve fazer ao presenciar uma situação de afogamento. Confia:

– Prevenção: O fundamental é investir na prevenção, nade onde exista a segurança de guarda-vidas, utilize colete salva-vidas e crianças devem estar a distância de um braço mesmo que saibam nadar;

– Reconheça o afogado: Ao ver presenciar um afogamento, avise ao guarda-vidas, acione o 193 ou acene por socorro;

– Forneça flutuação: Tente ajudar a vítima, sem entrar na água. Forneça algo que possa ajudar na flutuação, evite a submersão;

– Remova da água: Apenas se for seguro a você. Não se torne uma outra vítima;

– Suporte de vida: A vítima de afogamento, dependendo do grau, necessita de suporte médico. Aprenda primeiros socorros;