Após denúncias de usuários, PRF aborda ônibus com superlotação na BR-070
Ônibus com capacidade para transportar 78 pessoas carregava 113. Empresa foi autuada por infração de excesso de passageiros
Na manhã desta sexta-feira (3), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou abordar um ônibus que estava com excesso de lotação após denúncias de diversos passageiros. O veículo, com capacidade para transportar 78 pessoas, transportava 113. O caso aconteceu na BR-070, em Ceilândia, Distrito Federal.
A empresa Taguatur foi autuada pela infração de excesso de passageiros. Um vídeo gravado por agentes da PRF, mostra o momento da abordagem ao veículo:
Segundo a inspetora da PRF, Tatiane Kawamura, a abordagem foi feita visando o bem estar dos usuários e o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. “Cabe à PRF fiscalizar esse tipo de infração. Contamos sempre com o apoio da população para que casos assim não se repitam”, esclarece.
O ônibus realizava o itinerário Morada da Serra-Águas Claras. Segundo os usuários, a superlotação dos coletivos dessa linha é recorrente. A PRF realizou a retirada dos passageiros excedentes e fez o contato com a Taguatur, para que um novo ônibus fosse enviado. “Após uns 20 minutos de espera, outro veículo foi enviado e os passageiros seguiram viagem”, conclui a inspetora.
Posicionamento
Ao Mais Goiás o gerente geral da Taguatur, João Caetano, disse que tudo foi uma eventualidade e que a empresa é rigorosa quanto ao cumprimento das viagens.
“Um ônibus partiu às 6h55 e outro às 7h05. O primeiro apresentou um defeito e precisou parar para solicitar o carro reserva. Assim, provavelmente por pressa, parte dos passageiros embarcaram no segundo ônibus, ocasionando a superlotação. A empresa possui carros reserva suficiente”, esclareceu o gerente.
*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo