Após Finados, MP em Ceres exige adequações em cemitério com túmulos abertos
Promotoria de Justiça do Ministério Público (MP) estadual em Ceres encaminhou nesta terça-feira (3) um…
Promotoria de Justiça do Ministério Público (MP) estadual em Ceres encaminhou nesta terça-feira (3) um ofício ao prefeito do município, Rafaell Dias Melo, exigindo adequações sanitárias imediatas no cemitério municipal. Pedido foi feito após visitantes relatarem urnas abandonadas, com resíduos de decomposição cadavérica, em visitas feitas no Dia de Finados (2).
De acordo com o responsável pelo ofício, o promotor de Justiça Marcos Alberto Rios, causa grande impacto visual a todos que comparecem ao local, além de risco a saúde. “Essa situação põe em risco a saúde humana, com a proliferação de insetos e roedores transmissores de graves patologias à população”, afirma o promotor.
Além dos relatos, visitantes também fizeram diversos registros fotográficos que comprovam a situação, segundo o documento encaminhado. No ofício, foram exigidas a completa remoção de detritos no cemitério municipal e a correta destinado dos resíduos, com prazo máximo de até cinco dias.
Procurados pela reportagem, a Prefeitura de Ceres e a Vigilância Sanitária não deram nenhum retorno até o momento da publicação.
Outros casos
Durante o Dia de Finados, visitantes do Cemitério Parque, localizado entre os setores Gentil Meireles e Urias Magalhães, em Goiânia, também foram surpreendidos pela precariedade do local. Além do mato alto, que ultrapassa a altura dos túmulos, alguns jazigos estavam vandalizados e abertos.
Segundo a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), uma equipe foi enviada ao local para verificar a situação do mato alto. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informou por meio de nota que a responsabilidade de manutenção e conservação dos túmulos nos cemitérios públicos é dos proprietários, quando questionada a respeito dos túmulos abertos.