Após interdição de pontes, prefeitura anuncia rotas alternativas para acesso à Pontalina
Pontes das GOs 040 e 215 ficarão interditadas durante 40 e 14 dias, respectivamente. Desvios são alternativas para entrar e sair da cidade
Após a interdição das pontes das GOs 040 e 215, a prefeitura de Pontalina anunciou rotas alternativas que permitem acesso à cidade. Os três desvios desenvolvidos pela prefeitura foram divulgados no site oficial do município na noite desta segunda-feira (6). Pontes foram bloqueadas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), pois apresentaram riscos depois de serem atingidas pelas fortes chuvas do último final de semana.
Conforme relata a pasta estadual, com a forte correnteza que se formou com as chuvas e o rompimento da represa, foram necessárias avaliações técnicas em diversos pontos da cidade. Na ponte da GO-215, a Goinfra ressalta que houve movimentação do aterro de forma intensa e abalo do encabeçamento da construção. Consequentemente, a capacidade de absorção de peso na estrutura ficou afetada. A ponte ficará interditada por 14 dias.
Já a ponte da GO-040, saída para Aloândia, está bloqueada desde sábado (4) e continua assim por mais 40 dias. A motivação para a interdição também é a mesma da GO-215. Ainda segundo a pasta, os prazos são necessários para que se possa realizar as obras de recuperação.
Agora, para acessar a cidade, os motoristas terão ao menos três caminhos. Como alternativa da GO-215 (saída para Goiânia), o desvio deverá ser feito passando pela estrada da ponte da Fazenda Cachoeirinha (confira). Já a alternativa para quem trafega pela GO-040 (saída para Aloândia) é passar pela Estação de Tratamento de Esgoto e Aterro Sanitária (veja)
A prefeitura ressalta que a rota para Goiânia suporta apenas veículos pequenos com carga de, no máximo, 10 toneladas. O desvio para veículos de grande porte, com carga superior a 10 toneladas, que precisam fazer o trajeto deve ser feito pelo caminho Pontalina/Edealina/Indiara/Goiânia. Já a rota alternativa da saída para Aloândia suporta automóveis com carga de, no máximo, 20 toneladas. (confira)
(Foto: Divulgação/Prefeitura)