ANOS DE ESPERA

Após reforma, terminal Isidória deve ser reaberto em junho

Obras do terminal começaram no fim de setembro de 2019

Obra do terminal Isidória será entregue em junho, garante prefeito de Goiânia (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, garantiu que as obras do Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, serão concluídas em junho deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13) durante a inauguração do Complexo Viário Luiz José Costa.

“A única finalização é a parte tecnológica, que estamos concluindo”, afirmou o prefeito. As obras do terminal começaram no fim de setembro de 2019, com previsão de entrega em 12 meses com custo estimado de R$ 12 milhões. Entretanto, até novembro do ano passado, esse custo já havia alcançado os R$ 15 milhões, segundo a Seinfra.

O objetivo da obra é adaptar o terminal para receber o sistema BRT Norte-Sul (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

O objetivo da obra é adaptar o terminal para receber o sistema BRT Norte-Sul. Segundo Rogério Cruz, a entrega ocorrerá no mês que vem “independente de o BRT já estar funcionando ou não”. Isso porque, o local já dispõe de estrutura para receber linhas comuns. Estima-se que cerca de 80 mil pessoas devem circular pelo local diariamente.

Desde que as obras começaram, os passageiros passaram a utilizar uma estrutura improvisada. Em 2020, durante o período de chuva, uma das maiores reclamações era de que o local sofria alagamento e que os passageiros à espera do transporte público acabavam se molhando durante os temporais.

Já em 2021, além da obra não ter sido concluída e do problema dos temporais ter se repetido, passageiros reclamavam da redução na frota, que causavam uma longa espera por ônibus.

Segundo o prefeito, entrega ocorrerá no mês que vem “independente do BRT já estar funcionando ou não” (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

A proposta é ter quiosques de alimentação e utilidades para os usuários do transporte público. Inclusive, segundo o próprio prefeito, durante vistoria realizada recentemente ficou evidente que o espaço será “inovador, com muito conforto, banheiros acessíveis e elevador”.

O Terminal Isidória está localizado em uma área de 16.500 m², e será três vezes maior do que o antigo, passando de 2.167 m² de área construída para 7.947 m². O local funcionará como ponto de chegada e partida do BRT Norte-Sul pela Rua 90 para embarque e desembarque dos passageiros.