Transporte Coletivo

Após revolta de estudantes da região Sul, CMTC retoma linha 185

Três dias após anunciar cancelamento do itinerário, o órgão atende demanda de universitários e usuários da linha

Na última quarta-feira (19), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), subitamente tirou de circulação a linha 185, responsável por atender os setores Pedro Ludovico, Jardim Goiás, e Vila Redenção, passando pelo Terminal Isidória. Após reclamações de usuários, o órgão mudou de ideia. Nesta sexta-feira (21), o consórcio anunciou a retomada da linha, que terá um trajeto mais abrangente, para atender quem precisa passar pelo Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Saneago, Receita Federal e toda a região do Cepal Sul. O itinerário já está em operação.

O anúncio do cancelamento, feito somente na terça-feira (18), revoltou trabalhadores e estudantes da região Sul. Com o fim do itinerário, os usuários teriam que percorrer longas distâncias até outros pontos, onde deveriam embarcar em linhas alternativas, o que provocou aumento na sensação de insegurança dessas pessoas. A insatisfação com o comunicado gerou reclamações sobre o curto período de adaptação e também falta de diálogo com a comunidade. Estudantes chegaram a iniciar a organização de um protesto para reivindicar o retorno da linha, que seria substituída por outra, com trajeto diferente.

O presidente da companhia se manifestou sobre o retorno das linha. “Acatando determinação do prefeito Iris Rezende nós refizemos os estudos para servir a população que usa a Linha 185 e colocar uma melhor alternativa para esses usuários que dependem do transporte coletivo de passageiros”. A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), responsável por operar as linhas determinadas pela CMTC, afirmou que esta é uma é uma medida para “proporcionar mais opções de deslocamento”. Conheça o novo trajeto:

(Imagem: Divulgação/CMTC)

Novos Itinerários

A CMTC anunciou seis novas linhas de ônibus para a capital nesse mês de outubro. As rotas começarão a circular gradativamente. Os itinerários foram criados a partir de estudos técnicos com o objetivo de atender às novas demandas. Confira:

  • 930 – R. Bosque / T. Bandeiras / Via Av. Noroeste
  • 931 – Terminal Bíblia / Jd. Guanabara / Vale dos Sonhos – Via Setor Jaó
  • 932 – Terminal Vera Cruz / Terminal Bandeiras
  • 933 – Terminal Padre Pelágio / Recanto do Bosque / Campus UFG
  • 934 – Terminal Isidória / Paço Municipal / Recanto das Minas Gerais
  • 935 – Conjunto Vera Cruz II / Centro / Via Av. Leste – Oeste

*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo