Após tragédia, bombeiros de Goiás emitem alerta para uso de toboáguas
Recomendação aconteceu pois um garoto de apenas 8 anos morreu por ter caído de um toboágua, no parque DiRoma Splash, em Caldas Novas
O Corpo de Bombeiros de Goiás emitiu alerta sobre visitas em parque aquáticos e o uso de toboáguas de modo geral. A recomendação aconteceu logo após um acidente ocorrido no último domingo (10), em que um garoto de apenas 8 anos de idade morreu por ter caído de um toboágua de cerca de 10 metros de altura, no parque DiRoma Splash, em Caldas Novas. O brinquedo, no entanto, não estava disponível para uso.
De acordo com o tenente Maico Cipriano de Melo, famílias com crianças devem sempre realizar um reconhecimento das atrações oferecidas pelos parques aquáticos que visitam. O objetivo é identificar locais que podem oferecer risco para as pequenos ou mesmo quais são os ambientes adequados para as crianças. Veja todas as recomendações ao fim da repotagem.
“Uma outra coisa muito importante e recomendada é que os pais ou responsáveis pelas crianças façam o possível para manter contato visual com elas. Se for possível, também sempre acompanhá-las pelo parque e pelas atrações”, disse o bombeiro.
Um outro ponto bastante relevante, segundo a corporação, são as placas de sinalização presentes nos parques. “É preciso observar com atenção as placas de sinalização que indiquem manutenção e, principalmente, as que explicam qual a idade, peso e altura permitida para utilização dos brinquedos”, afirmou Maico.
Quais as recomendações dos bombeiros para uso de toboáguas?
- Sempre conferir se o parque aquático que você irá visitar possui um certificado de autorização do Corpo de Bombeiros da cidade. O documento costuma exigir das empresas guardas vivas, vistorias técnicas e laudos que atestem a boa condição dos brinquedos;
- Caminhar pelo parque para realizar um reconhecimento das atrações oferecidas, bem como zonas de risco;
- Em caso de adultos com crianças, sempre manter contato visual com os menores e, se possível, acompanhá-los;
- Observar as placas de sinalização que indiquem direção das atrações, manutenção de áres do parque, bem como a idade, peso e altura permitida para utilização dos brinquedos;
- Conferir se há algum fiscal para controlar o uso dos brinquedos aquáticos, como toboágua;
Caso de menino que morreu por cair do toboágua
O garoto caiu de um toboágua de cerca de 10 metros de altura, na tarde deste domingo (13), no parque DiRoma Splash, em Caldas Novas. Com a queda, ele teria sofrido múltiplas fraturas, além de traumatismo craniano, seguido de afogamento.
O menino foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Municipal André Alla Filho. Ele chegou a ser entubado e encaminhado para o Hugol (Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira), em Goiânia. No entanto, sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.