ELEIÇÃO

App tem instabilidade e Leite pede reunião para discutir erros em votação de prévias

A eleição das prévias presidenciais do PSDB entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo…

A eleição das prévias presidenciais do PSDB entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) ocorre neste domingo (21) marcada por instabilidade no aplicativo de votação.

Por causa das falhas, o governador do RS pediu uma reunião às 15h com a Executiva nacional do partido para discutir os erros identificados na biometria facial. No encontro, a ideia é avaliar o percentual de filiados que conseguiu votar e, eventualmente, prorrogar ainda mais a votação.

Em nota, Marco Vinholi, presidente estadual do PSDB-SP, e Fernando Alfredo, presidente municipal do PSDB-SP, disseram que, das 8h às 12h, o aplicativo apresentava instabilidade, “o que tem impossibilitado os filiados de votarem”.

“Até o momento, 12h30, foram 4h30 praticamente sem o funcionamento do aplicativo. Somente em São Paulo são cerca de 26 mil (62% do total) credenciados que, neste momento, não conseguem acesso ao voto”, indicou.

“O Diretório Estadual do PSDB de São Paulo já requereu providências e aguarda que o sistema de votação seja retomado o mais brevemente possível, evitando assim um prejuízo enorme para o filiado exercer o seu direito ao voto.”

A votação pelo aplicativo é para filiados sem mandato e vereadores. A votação presencial, que ocorre em Brasília, termina às 15h e é voltada a prefeitos e vices, governadores e vices, deputados federais, senadores e ex-presidentes do PSDB.

A votação ocorre em clima de tensão, com ambas as campanhas traçando novas estratégias para ampliar a votação presencial e minimizar os problemas apresentados pelo aplicativo. A avaliação da campanha de Doria é de que a falha mancha as prévias do partido e comprova que o app não funciona.

A ferramenta começou a travar em todo o país por volta das 8h30. O uso do aplicativo foi definido pelo PSDB mesmo após as campanhas de Doria e Leite apontarem falhas e fragilidades. O partido apostou na correção desses problemas até a votação.

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, minimizou a questão. “Se o aplicativo está sendo demandado, é porque há envolvimento”, disse. Ele afirmou ainda não descartar que o processo de votação acabe judicializado pelo perdedor, embora diga não esperar isso.

Ao todo, 44,7 mil tucanos (cerca de 3% do 1,3 milhão de filiados) se inscreveram para a votação indireta, em que cada grupo representa 25%: filiados; prefeitos e vices; vereadores e deputados estaduais; deputados federais, senadores, governadores e vices, ex-presidentes do PSDB e o atual.

O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto também concorre nas prévias, mas sem chances de vencer.

Leia Mais

PSDB decide hoje quem será seu candidato na eleição para presidente em 2022

Apenas 1% dos filiados ao PSDB em Goiás se cadastrou para votar nas prévias

130 mil estudantes de Goiás fazem o Enem neste domingo

Enem 2021: Tema da redação é “Garantia de acesso à cidadania no Brasil”