Burocracia

Aprovados em concurso da Prefeitura de Goiânia fazem protesto no Paço Municipal

Manifestantes reinvidicam convocação do cadastro de reserva do certame que foi realizado em 2016

Um grupo de 20 aprovados no concurso 001/2016  para a Educação da Prefeitura de Goiânia  protestou na manhã desta quarta-feira (31) em frente ao Paço Municipal. Os manifestantes buscam uma solução sobre a convocação do cadastro de reserva que deveria ter acontecido na segunda quinzena deste mês, de acordo com respostas recebidas do secretário das finanças e educação.

Kauã Pereira, de 27 anos, realizou o concurso e foi aprovado para o cargo de professor. Hoje está desempregado e sofre com o embate de, até o momento, não ter uma posição precisa sobre o chamamento dos aprovados. “Isso dá uma sensação de impotência, pois lutamos para a fazer o concurso e não somos chamados. E o pior, sem previsão nenhuma. Buscamos somente que o secretário de finanças e educação cumpram com a fala deles de chamar os aprovados. Temos a informação que somente 467 concursados foram chamados, sendo que foram mais de 2,6 mil facultados”, conta.

O manifestante também destaca a insatisfação em saber que faltam profissionais nas instituições e que existem saldo de aprovados para serem contratados e diminuir um pouco  o déficit na rede municipal de educação. “Está difícil essa situação. Se estivéssemos convocados, resolveria vários problemas como o de mães sem vagas e o de profissionais sem trabalho”, destaca.

Manifestantes cobram a convocação dos aprovados (Foto: Leitor/Mais Goiás)

A situação de Kauã não é singular. Alessandra Lázaro, de 27 anos, também está desempregada e precisa do trabalho para ajudar em casa. “O quadro de profissionais está defasado e necessito desse concurso para ajudar nas contas de casa. Fui aprovada! Sei que existe um trâmite para a contratação, mas nesse caso já excedeu”, desabafa.

Alessandra também destaca que várias vezes procurou uma posição da Prefeitura que, segundo ela, por meio das redes sociais, dão respostas “falsas e vazias”. Outro ponto que a mulher destaca é que a demora do processo está no gabinete do secretário das finanças. Segundo ela, no site, consta que o processo está no local há 23 dias e não consta nenhuma pendência no documento.”Diversas vezes eu entrei em contato com a prefeitura e eles relatam que ‘80% dos aprovados já foram convocados’. Isso é mentira! Sabemos porque temos um grupo em rede social de diversas pessoas que encontram-se na mesma situação que a nossa.”, destaca.

Processo está parado há 23 dias na secretaria das finanças (Imagem: Leitor/Mais Goiás)

A mulher ainda destaca que sofre duas vezes com a demora na convocação: a primeira como profissional, por não ajudar nas despesas em casa, e a segunda como mãe, por precisar de vaga em creche para a filha e não conseguir. “Sabemos que a educação está um caos e também temos consciência que muitos pais não conseguem vagas em creches por não haver profissionais suficientes para a demanda nas instituições”, afirma.

Em nota enviada ao Mais Goiás, a Prefeitura de Goiânia informou que o processo está na Secretaria Municipal de Finanças em tramitação e está dentro dos prazos estabelecidos. “[O processo] será cumprido rigorosamente no prazo que consta no edital do concurso. A convocação ocorre dentro da capacidade financeira da prefeitura e todos serão regularmente chamados”, diz a nota.