VÍDEO

Arara e 60 canários abandonados são resgatados em posto de combustíveis de Jataí

Uma arara-canindé e 60 canários foram resgatados de um posto de combustíveis em Jataí. Os…

Uma arara-canindé e 60 canários foram resgatados de um posto de combustíveis em Jataí. Os pássaros estavam em situação de abandono quando encontrados pela equipe da Guarda Civil Municipal (GCM).

Os animais estavam sem alimentação e em situação de maus-tratos, segundo a equipe. O caso aconteceu por volta das 20h30 do último sábado (11).

De acordo com os guardas, a equipe recebeu uma denúncia anônima que informava sobre os animais em um posto localizado às margens da BR-364. Porém, no local, os guardas não encontraram nenhum suspeito, apenas as aves abandonadas.

“Quando a gente chegou no posto, estacionou um pouco afastado para ver se flagrava alguém. Mas, ninguém apareceu. Ficamos lá por cerca de 2 horas”, detalhou o guarda Paulo Fraga, ao Mais Goiás.

Arara e 40 canários abandonados são resgatados em posto de combustíveis de Jataí
Os animais estavam sem alimentação e em situação de maus-tratos, segundo a equipe (Foto: Divulgação – GCM)

Arara e 60 canários estavam em situação de maus-tratos

Segundo Paulo, as aves estavam em uma parte do posto de combustíveis que é menos movimentada. Todos os animais estavam em gaiolas e sem a devida alimentação, o que, segundo a corporação, configura maus-tratos.

“A situação das aves era deplorável! Sem comida, gaiolas pequenas, muitos animais. A arara mesmo era uma filhote e estava muito debilitada”, descreveu o guarda.

Logo após encontrarem as aves, a equipe as levou até a Delegacia de Jataí. Lá, registraram a ocorrência e, em seguida, as encaminharam para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município. Todos os animais ficaram sob os cuidados de equipe veterinária.

YouTube video player

Segundo os guardas, inicialmente a equipe estimou que houvessem cerca de 40 canários nas gaiolas. Porém, depois do atendimento, os veterinários constataram pelo menos 60 aves, como canários e colarinhos.

Arara é uma espécie ameaçada de extinção

A arara do tipo Canindé tem a plumagem com cores semelhantes às da bandeira do Brasil. A ave, que também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, está ameaçada de extinção.

Uma das razões disso é o fato de ela se deslocar por grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação. Essa característica faz delas presas fáceis.

Atualmente, animais silvestres só podem ser adquiridos em criadouros autorizados pelo órgão ambiental competente. Ou seja, ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei nº 9.605/98.

A lei proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa, para quem a desrespeitar.

Leia Mais

Mulher é assassinada pelo filho de criação em Senador Canedo

“Estou destruído”, diz dono de cão morto a tiros por advogado de Iporá

Previsão é de chuva em todo o Estado de Goiás, nesta segunda

Aparecida confirma dois primeiros casos da variante ômicron da covid-19 em Goiás

*Larissa Feitosa compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira.