Arara pega carona em ciclista durante trilha em Campo Limpo de Goiás
Apelidada de Zé Maria, ave foi o que motivou a atleta a ir ao lugar
Uma arara pegou carona em uma ciclista durante uma trilha de bike em uma estrada de Campo Limpo de Goiás. Imagens feitas de um celular mostra a ave no capacete da agricultora Sirlene Bessa Guimarães, de 54 anos, enquanto ela pedala.
O animal decidiu fazer o passeio diferente no último domingo (13). A atleta contou que a arara fica solta pela região e já é bastante conhecida pelos ciclistas. Apelidada de Zé Maria, a ave foi o que motivou Sirlene a pedalar pelo lugar. “Ela fica solta, quando vê um ciclista, ela aparece. Ficou com a gente quase uma hora e depois voou para uma mata fechada, onde ela deve morar. É impressionante”, diz.
Além de pegar carona, Zé Maria também “conversou” com os ciclistas. Sirlene contou que, na hora em que estava indo embora do local, falou com a arara para que ela também voltasse para a casa dela, mas a ave só repetia o que a ciclista dizia. “Foi maravilhoso, a gente ria o tempo inteiro. Foi muito emocionante. Fiquei encantada. Eu amo animal. Ela é bem mansinha”.
O biólogo Edson Abrão diz que a ave é uma arara-canindé e, de acordo com o especialista, esse tipo de comportamento não é comum para um animal silvestre. “Provavelmente, essa arara é de alguém que mora perto e ela volta sempre para o mesmo lugar”, disse.
Abrão acredita que o animal tenha sido domesticado durante algum período da vida, o que justificaria a mansidão e a interação próxima com ciclistas.
Assista ao vídeo:
*Com informações do G1
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira