Arrecadação dez vezes superior ao registrado na gestão passada despertou suspeitas de desvios na Agetul
Alexandre Magalhães destaca que o controle de vendas de ingressos possibilitou revelação do esquema e operação do MP-GO
Um dos mais importantes parques públicos temáticos do Brasil, com mais de 172 mil metros quadrados, o Mutirama foi alvo de uma operação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) contra uma organização criminosa que desviava dinheiro de ingressos. O Zoológico também foi alvo da mesma operação nesta terça-feira (23).
A investigação foi realizada após a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer de Goiânia (Agetul) aperfeiçoar e ter melhor controle da venda de ingressos. Segundo o presidente da Agência, Alexandre Magalhães, a comparação da bilheteria deste ano com anos anteriores foi essencial para desvendar as práticas criminosas.
Magalhães afirma que após assumir a Agetul, em janeiro deste ano, foi observado o esquema. “O crime só foi identificado após controle da venda de ingressos realizado pela atual gestão. Os dados levantados foram enviados sistematicamente ao MP, que deflagrou a operação hoje”, explica.
O presidente informa ainda que os servidores públicos envolvidos no esquema falsificavam os ingressos e desviavam o dinheiro arrecado com a bilheteria. “Cerca de 3 mil ingressos eram vendidos em um único dia. No entanto, dentro desse lote, apenas 300 bilhetes eram verdadeiros. Os outros 2.700 seriam falsos e apenas o dinheiro arrecado com a venda de 300 era repassado para os cofres do município”, afirma.
A estimativa é de que R$ 60 mil eram desviados por final de semana. Os prejuízos totais ainda estão sendo calculados pelo MP-GO. “Realizamos um comparativo da venda de ingressos. Neste ano, a Agetul arrecadou até dez vezes mais do que os valores recolhidos no mesmo dia do ano anterior”, destaca Magalhães.
O gestor garantiu também que o órgão está trabalhando para que o controle da venda de ingressos seja mais rigoroso. “Já abrimos um processo para a aquisição de catracas eletrônicas a fim de controlar o fluxo de visitantes dos parques. Além disso, implantamos a utilização de pulseiras numeradas por parte dos visitantes. Essa iniciativa é eficaz e controla o número de ingressos vendidos”, finaliza.
O titular da pasta esclarece à população que tanto o Parque Mutirama como o Zoológico de Goiânia continuam abertos normalmente. O parque abre de 9h às 18h e o Zoológico mantém horário normal neste feriado, da 08h30 às 17h.