Artesanato feito por detentas de Goiás será exposto nos Estados Unidos
Os artesanatos são confeccionados por 41 custodiadas da UPRF de Serranópolis, integrantes do projeto “Elas Existem”
Artesanato produzido por detentos da Unidade Prisional Regional Feminina de Serranópolis, na região sudoeste de Goiás, está exposto durante a Assembleia Internacional do Rotary Club, em Orlando (Flórida), Estados Unidos, que acontece de 7 a 11 de janeiro. O encontro reúne representantes de 222 países e aproximadamente 1,2 mil participantes.
Os artesanatos são confeccionados por 41 custodiadas da UPRF de Serranópolis, integrantes do projeto “Elas Existem”. Elas também fabricam fraldas e outros tipos de artigos na linha do barbante, como tapetes e caminhos de mesa. As fraldas, cuja produção é de 3,5 mil peças por mês, são doadas para hospitais, creches e lar de idosos da cidade e região.
São bonecos de amigurumis (técnica de artesanato japonesa que utiliza tricô ou malha) e cabaças com imagens religiosas. Do Brasil, 31 governadores participaram da assembleia. Ao final da mostra, os representantes dos países trocam os artigos entre si.
“Cada país organiza sua exposição. Do Brasil, procuramos levar projetos humanitários e que gerem desenvolvimento econômico sustentável. E o projeto de Serranópolis chamou muito a nossa atenção pelo trabalho de recuperação das reeducandas. Além de remir a pena, as presas aprendem uma profissão e conseguem gerar renda”, explica a secretária do Rotary Jataí, Eliana Melo Machado Moraes.