Artista goiana com síndrome de down faz mostra de pintura em Goiânia
Exposição de quadros de Jackeline Elizabeth Santana acontece de 21 a 28 de março na reitoria do IF Goiano

A artista plástica goiana Jackeline Elizabeth Santana, 43, portadora de síndrome de down, fará uma exposição de quadros de 21 a 28 de março na reitoria do IF Goiano (Rua 88, nº 310, Setor Sul, Goiânia). Ao todo, serão cinco obras, que poderão ser adquiridas.
Ela é a mais velha de cinco irmãos (José Miguel, Meyre, Michelle, Grace e ela). A mãe, Meyre Elizabeth Carvalho, é a maior influenciadora dela e, conforme a família, Jackeline sempre pintou. Segundo eles, a relação com a arte é “intuitiva, autoditada, mas, em determinado momento, ela aperfeiçoou sua técnica no Ateliê Sul Santana”. Hoje, a pintora desenvolve seu trabalho no Ateliê Ivaan Hansen, em Goiânia.
“Emoção tremenda ter esse reconhecimento”, afirma o irmão dela, o empresário José Miguel Carvalho Santana, 31, ao Mais Goiás. “E este reconhecimento é de extrema importância, pois são poucos que se destacam como ela. Mas quem fez tudo isso acontecer foi a nossa mãe. Nosso orgulho é da Jackeline, mas da nossa mãe também.”
Lançamento da mostra
O lançamento da vernissage da artista plástica também acontece no IF Goiano, nesta sexta-feira. A partir das 9h haverá um café da manhã em um evento comemorativo ao mês das mulheres. Além disso, o 21 de março é, também, o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Esta será a primeira exposição da Jackeline, que acontece graças ao convite de Clara Acioly, também artista plástica e colega de ateliê, com quem dividirá o evento. Além de exibir a sua produção, a jovem também vai compartilhar a sua visão artística com o mundo.
Obras
Entre as obras, Jackeline vai expor o quadro ‘Amizade e Essência’, que apresenta uma relação entre o Pequeno Príncipe e a raposa simboliza o valor da amizade, do cuidado e da conexão genuína entre os seres. Outro trabalho será ‘O Pavão Misterioso’, que representa prosperidade, proteção e beleza interior, além de simbolizar autoconfiança e o desejo de se expressar com autenticidade.

