Artista goiano leva pinturas com areia da Serra Dourada para o Brasil
Auriovane D’Ávila encontrou 480 tons, em areias da Serra Dourada, de Goiás, e aprimorou técnica desenvolvida por Goiandira do Couto
A arte goiana será representada no maior evento de artesanato do País, a partir desta quarta-feira (7). O artista Plástico Auriovane Dávila, da cidade de Goiás, será um dos expositores do Salão do Artesanato, que acontece em São Paulo até domingo (11). Ele é o único que aprimorou a técnica de Goiandira do Couto, pioneira com areia da Serra Dourada sobre tela. As técnicas foram aprimoradas e hoje, com 480 tons de cores naturais, as obras retratam a cultura e cenas de Goiás.
“Além de levar quadros, vou levar areia e lá mesmo, diante de todos, farei uma demonstração de como acontece a técnica desenvolvida em Vila Boa”, disse o artista. Auriovane é um dos entusiastas da cultura goiana, e retrata o que os olhos dele enxergam. As rugas no rosto da poetisa Cora Coralina, as rachaduras das pedras que calçam as ruas da Cidade de Goiás, as paredes dos casarões tombadas e o degradê azul do céu ganham vida na imaginação de Auriovane, que não usa nada além de cola e areia.
Do ateliê, em Goiás, antiga capital do Estado, ele conseguiu fazer com que a arte de Goiandira do Couto, que morreu aos 95 anos em 2011, fosse aprimorada. Ele conseguiu colocar mais cor, mais detalhes e desenvolveu uma forma de tornar a arte mais duradoura, com capacidade de longevidade para manter as cores. O convite para expor no Salão do Artesanato partiu do Governo do Estado de Goiás.