Educação

Atividades no Basileu França voltam ao normal

Depois de 11 dias sem aulas, as atividades no Instituto Tecnológico de Goiás em Artes…

Depois de 11 dias sem aulas, as atividades no Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França voltaram completamente ao normal nesta quinta-feira (5). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento (SED), na terça-feira (3) as aulas dos grupos sinfônicos já ocorriam normalmente. Ontem (4), outras atividades realizadas no período vespertino foram retomadas.

As aulas foram interrompidas no dia 22 de setembro como consequência de uma decisão judicial que determinou a suspensão do contrato do Estado de Goiás com a Organização Social (OS) Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon). O motivo seria a falta de certidões que atestem a idoneidade moral dos dirigentes da OS, bem como de documentações que demonstrem que os professores possuem currículo vasto na área de atuação. O problema afetou mais de 4.200 alunos da instituição.

No início da tarde de segunda-feira (2), o desembargador Carlos Hipólito Escher, do Tribunal de Justiça do Estado, deferiu pedido de efeito suspensivo ou tutela recursal antecipada que permitiu a continuidade das atividades da instituição e outros Itegos que estão sob a gestão da Cegecon, até o julgamento do mérito.

Por nota, a SED informou que os professores estão realizando os planejamentos das atividades dos cursos e, além disso, as equipes de limpeza e manutenção também estão trabalhando sob gestão compartilhada pela Cegecon.

Outro problema na instituição é o salário atrasado dos professores. Sobre o tópico, a SED informou que o repasse do governo à OS já foi realizado e, como consequência, o pagamento dos funcionários foi efetivado.