EDUCAÇÃO

Aulas presenciais da rede pública de Aparecida retornam em 9 de agosto

Calendário aponta que a volta dos professores e servidores deve ser feito no dia 2 de agosto

Aulas presenciais em Aparecida de Goiânia (Foto: Prefeitura / Divulgação)

Aparecida de Goiânia já definiu o calendário de volta às aulas presenciais na rede pública do município: 9 de agosto. A data é do retorno dos estudantes para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e outras unidades de ensino.

Professores e demais servidores devem retornar às atividades já no dia 2 de agosto, com preparativos pedagógicos até o dia 6. O cálculo da Secretaria Municipal de Educação é que até lá a maioria dos profissionais estejam vacinados contra a Covid-19.

No entanto, a volta não será imediato para todo o alunado. A prioridade ao regime presencial será de alunos que estiveram fora do Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp), adotado ainda em março do ano passado, em resposta à pandemia. Também os estudantes com necessidades especiais de aprendizagem, além de crianças com deficiências auditiva, motora, intelectual, visual.

O calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Educação prevê retorno escalonado, ou seja, avanço gradual por etapas até completar os 100% de todas as idades. Além disso, o Comitê de Enfrentamento à pandemia de Covid-19 ainda deve avaliar, de acordo com o cenário epidemiológico, se deve manter os atuais 30% na capacidade de cada unidade escolar.

O Mais Goiás solicitou à Secretaria Municipal de Saúde o número de profissionais vacinados em primeira e segunda dose, mas não houve retorno até o fechamento da matéria.

Pedagogia

“Além dos protocolos, temos desafios pedagógicos”, aponta o secretário de Educação, professor Divino Eterno. “É um grande desafio o nivelamento do processo de aprendizagem. Mesmo entre os alunos que tiveram acesso ao Reanp é grande o déficit de aprendizagem. Mesmo porque as aulas remotas foram algo totalmente novo para os professores e também para os estudantes”, avalia.

O secretário estima que, até o dia 20 de agosto, todos os profissionais de Educação tenham sido vacinados no município contra a Covid-19, com as duas doses.