Educação

Aulas presenciais retornam com 30% de alunos, em Aparecida

As atividades presenciais não são obrigatórias e começam nesta segunda-feira (9) em escolas municipais e CMEIs

Por que pesquisadores defendem início de aulas mais tarde após experiência de lockdown (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)

Aparecida retoma aulas presenciais com 30% dos alunos matriculados nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEis) nesta segunda-feira (9).

O retorno de aulas acontece em todas as escolas municipais e nos agrupamentos IV e V dos CMEIs. As atividades presenciais não são obrigatórias e as aulas virtuais vão continuar para, pelo menos, 70% dos alunos matriculados na rede municipal.

As atividades remotas serão ministradas por meio da plataforma Avap cujo conteúdo e temáticas a serem trabalhadas serão alimentados pelos profissionais de educação.

Protocolos para aulas presenciais com 30% de alunos

De acordo com a prefeitura de Aparecida, as unidades de ensino estão preparadas para receber as crianças e deverão seguir as medidas de segurança sanitária contra a disseminação da Covid-19 estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

As unidades de ensino devem manter o espaçamento entre as carteiras nas salas de aula, diminuir o número de alunos por classe, aferir a temperatura corporal de todos os alunos e servidores na entrada da unidade, além de exigir o uso de máscara durante toda a permanência no local.

Expectativa da retomada em Aparecida

“O nosso Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 avaliou e decidiu, prudentemente, que 30% é o percentual adequado para à volta as aulas nesse primeiro momento. Sabemos que a pandemia não acabou e todos os servidores administrativos e professores foram orientados sobre os cuidados sanitários que devem ser cumpridos com muita responsabilidade. Nossa expectativa é que os resultados serão os melhores possíveis”, afirmou o secretário de Educação, Divino Gustavo.

O diretor da escola, Marcos Acássio, falou sobre a expectativa para o retorno das aulas em sala. “A escola está organizada, com todos os protocolos, mantendo distanciamento, a disposição de álcool gel e liquido, termômetro, tapete sanitizante, e tudo aquilo que foi solicitado dentro dos protocolos de segurança. Iremos atender 30% dos alunos na forma presencial e os outros 70% de forma remota, mas os alunos estão eufóricos para esse retorno e as expectativas são as melhores”, destacou.

CMEIs

Nos CMEIs, apenas dois agrupamentos devem retornar às atividades de forma presencial. A previsão para retomada dos agrupamentos I, II, III está para setembro.

Normas para volta às aulas

A Portaria publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município na última segunda-feira (2) regulamenta a realização de aulas presenciais em estabelecimentos públicos e privados de ensino, em todas as etapas, de forma gradual e facultativa (não obrigatória, tanto para os alunos quanto para as instituições), restrito a 50% da capacidade da instituição e salas destinadas às atividades letivas, garantido distanciamento mínimo entre os indivíduos e respeitando os protocolos de biossegurança.