EDUCAÇÃO

“Aulões” em Goiás preparam candidatos para 2ª etapa do Enem

“Aulões” que acontecem neste sábado (27) em Goiânia e Aparecida preparam estudantes que realizam a…

“Aulões” que acontecem neste sábado (27) em Goiânia e Aparecida preparam estudantes que realizam a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (28). Um desses aulões, ocorre no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), no Residencial Village Garavelo, em Aparecida.

O evento acontece das 8h às 12h e será transmitido ao vivo no canal do Youtube da prefeitura de Aparecida. A participação é gratuita. A presença de candidatos no local do evento ficou reservada aos alunos que se inscreveram previamente. A iniciativa é resultado da parceria entre a prefeitura do município e o cursinho Jubé Preparatório. Serão ministradas aulas de matemática e ciências da natureza, matérias que compõem a prova do segundo dia do Enem.

O projeto Goiás Bem no Enem divulgou dicas para os estudantes nesta semana, por meio das redes sociais e nos grupos criados durante o ano. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Também estão disponíveis várias videoaulas que servem de suporte de dúvidas sobre o conteúdo nos canais do Youtube da Seduc.

Desde a última quinta-feira (25), candidatos de todo o estado que farão o segundo dia de provas do Enem recebem mensagens por SMS da Seduc para alertar sobre a importância da presença deles na prova deste domingo (28).

Confira as dicas para se dar bem na segunda etapa do Enem!

De acordo com o diretor do Jubé Preparatório, professor Samuel Jubé, o foco do aluno para a segunda etapa do Enem no domingo deve ser a revisão do conteúdo que aprendeu durante o ano. “Não é mais o momento de aprender conteúdos novos ou complicados e sim, de revisar aquilo que já foi aprendido durante o ano.”, diz o professor.

Além disso, Samuel afirma que é preciso fazer uma autoanálise de como foi o desempenho na primeira etapa do exame. “O candidato deve analisar como ele fez a primeira etapa do exame e avaliar tudo aquilo que deu certo, para tentar manter na segunda etapa. O aluno também deve observar tudo aquilo que deu errado para tentar melhorar, principalmente na questão da gestão do tempo de prova”, afirma Samuel.

O diretor do curso preparatório ainda destaca que para fazer a melhor gestão de tempo de prova, o candidato sempre deve iniciar a prova pelas questões que mais tem facilidade. “Começar a prova por questões que o aluno tem facilidade faz com que o candidato se desgaste menos no decorrer do tempo de prova, tanto psicologicamente quanto fisicamente”

Matemática representa 50% das questões da prova

O professor lembra que as questões de matemática representam 50% da prova e por isso, no período de revisão, deve se dar uma maior atenção aos conteúdos relacionados à matéria. A segunda etapa do Enem é composta por 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza que misturam conteúdos de biologia, física e química.

“Quando falamos em matemática, é importante destacar que o aluno deve priorizar a revisão de conteúdos básicos como divisões, regras de três, probabilidade e estatística porque são conteúdos que estão sempre presentes nas provas do Enem”.