INDECISÃO

Avanço da covid-19 gera incertezas sobre o carnaval no interior de Goiás

Entre Goiânia, Pirenópolis, Goiás, Aruanã e Caldas Novas, somente a última confirmou que terá carnaval em 2022

Apenas uma entre as principais cidades turísticas de Goiás já se posicionou a respeito da realização do carnaval no ano que vem, em um cenário de avanço da variante ômicron e de crescimento dos casos de covid-19: é Caldas Novas, que decidiu promover a festa. Outros destinos preferenciais no Estado – cidade de Goiás, Aruanã e Pirenópolis – ainda não se decidiram.

Em nota enviada ao Mais Goiás na última segunda-feira (29), a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que o Ministério Público estadual e federal, em conjunto com a pasta, trabalham em um documento voltado para as festividades de final de ano, além do carnaval. Enquanto não fica pronto, regiões turísticas de Goiás seguem sem cenário definido para a realização do carnaval.

Goiás

De acordo com o secretário de Turismo da cidade de Goiás, Rodrigo Santana, o Município já confirmou que não haverá festividades no Réveillon e os eventos privados, que estão liberados, serão regulados por decreto municipal. Já quanto ao carnaval, Santana informou que a prefeitura está atenta ao cenário epidemiológico – principalmente no que se refere à nova variante do coronavírus, a ômicron – para decidir para realização, ou não, de festas em fevereiro.

Pirenópolis

A questão em Pirenópolis também segue indefinida. Porém, segundo o secretário de Saúde, Hisham Hamida, o Município tem acompanhado o cenário epidemiológico “e a nova variante causa preocupação”. “Algumas medidas mais rígidas podem ser adotadas com a mudança do cenário epidemiológico, tanto para a realização das festividades do final do ano e também para o carnaval”, disse.

Goiânia

Assim como os demais municípios, a Prefeitura de Goiânia informou que ainda não tem nenhuma definição quanto à realização do carnaval na cidade e que a questão ainda nem está sendo discutida.

Aruanã

Em nota enviada, a Prefeitura de Aruanã declarou que “as festas de Réveillon e carnaval” são tradição na cidade, “mas diante de tudo o que está acontecendo, a insegurança paira com a possibilidade de uma quarta onda” de Covid-19. “Não vamos impedir que as pessoas se desloquem para o município, mas diante do cenário atual, infelizmente são remotas as chances de um Réveillon em Aruanã”, afirmou.

Quanto ao carnaval, ainda segundo a prefeitura, é “um pouco cedo” para fazer definições. “Queremos acompanhar o desenrolar dos próximos capítulos, vamos aguardar”, concluiu.

Caldas Novas

Ao contrário dos demais municípios, a Prefeitura de Caldas Novas confirmou que fará festa de carnaval na cidade. O Município informou que vai promover o tradicional Carnaval Antigo, cujas festividades vão ocorrer toda terça e sexta-feira de fevereiro de 2022, além dos dias tradicionais do carnaval.

O secretário de Turismo, Daniel Ribas, antecipou que haverá uma estrutura em torno da praça pública onde vai ocorrer o evento com uma entrada única, como meio de exigir a apresentação do passaporte vacinal contra a Covid-19.