Avenida T-9, em Goiânia, recebe 302 árvores em ação de compensação ambiental
Plantio vai substituir 51 exemplares que estão doentes ou já cumpriram seu ciclo biológico
A prefeitura de Goiânia começou a plantar 302 mudas de árvore na Avenida T-9 em ação de compensação ambiental. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realiza o plantio para substituir 51 exemplares que estão doentes ou já cumpriram seu ciclo biológico.
Segundo o coordenador dos Viveiros da Comurg, Luiz Sávio, um estudo da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) aponta que existe o risco dessas árvores caírem sobre veículos e pessoas, sobretudo durante a chuva, por isso precisam ser removidas. “Mas antes da extirpação faremos plantio que extrapola a mera reposição: serão seis novas árvores para cada exemplar retirado”, esclarece.
Equipes de jardinagem já trabalham no local fazendo a perfuração das covas que vão receber as mudas, etapa que deve ser concluída nesta sexta-feira (12). No sábado (13), começa o plantio, que se estende até domingo (14), dia em que as árvores comprometidas serão removidas em uma operação que vai contar com o suporte da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).
“Escolhemos o domingo por ser o dia de menor circulação de veículos e pessoas pelas ruas. Dessa forma, nosso trabalho impacta bem menos o trânsito e vice-versa”, explica Sávio. Ao todo, são 15 trechos que receberão o plantio, a exemplo do que vai da Avenida C-104 até Avenida C-107; Avenida C-233 até Rua C-149; Avenida T-1 até Avenida T-2 e entre a Avenida 85 e a Rua 9.
O coordenador esclarece que as espécies escolhidas para a compensação são próprias para centros urbanos. Elas não possuem raízes extensas a ponto de destruir o asfalto, nem frutos que possam cair na via e prejudicar os motoristas. Assim, constam na lista: ipê branco, resedá, pau-ferro, urucum, pau-brasil, pau-ferro, flamboyant de jardim, brinco de índio, nó-de-porco, escumilha-africana, dentre outras.
Presidente em exercício da Comurg, Rodolpho Bueno ressalta que as novas mudas de árvores também vão ajudar a corrigir lacunas de arborização na Avenida T-9, mantendo um padrão de distância entre uma e outra. “O benefício não é simplesmente estético, a qualidade de vida também aumenta. Mais árvores na cidade significa mais sombra, menor sensação térmica, mais oxigênio puro para respirar, e até mesmo mais abrigo para os pássaros”, diz.