Bailarina goiana é indicada ao Oscar do Balé
Depois de conquistar as principais premiações das competições mais importantes do mundo, Amanda Gomes acaba de receber indicação ao Benois de La Dance 2018
A bailarina goiana Amanda Gomes, de 22 anos, Primeira Bailarina do Balé e Ópera de Kazan-RU e ex-bailarina da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, segue fazendo história no balé mundial. Depois de conquistar as principais premiações das competições mais importantes do mundo, ela agora acaba de receber indicação ao Benois de La Dance 2018, o “Oscar” do Balé Mundial como melhor bailarina do mundo em 2017 com destaque por sua grande performance no papel de Esmeralda, do Balé Esmeralda.
Amanda, que ainda não acredita que foi indicada a uma premiação dessa magnitude no mundo da dança, disse que já se sente como uma grande vitoriosa só pela indicação e que isso representa uma grande conquista para o Balé Clássico do Brasil. “Sou muito grata a Deus pelo dom da dança que ele me deu e por toda a grande torcida e legião de fãs que tenho por todo mundo, especialmente no Brasil”, frisou.
O prêmio Benois de La Danse foi criado em Moscou pela Associação Internacional da Dança, agora conhecida como União Internacional da Dança, e foi apresentado ao público no palco do Teatro Bolshoi em 29 de abril de 1992 pela primeira vez. O Presidente da União é o famoso coreógrafo Yuri Grigorovich, que também é diretor artístico do projeto e presidente do júri.
O júri internacional, avalia anualmente e inclui as personalidades de maior destaque no mundo da dança do ano anterior, estrelas do balé mundial como bailarinos, coreógrafos etc. A cerimônia de premiação é dedicada ao Dia Internacional da Dança – 29 de abril – anunciado pela Unesco. Os vencedores do Prêmio são anunciados anualmente em evento de gala com a participação de premiados e diplomados que receberão o prêmio nos dias 05 e 06 de Junho de 2018 no palco do Teatro Bolshoi em Moscou, na Rússia.