Baixa vazão do Ribeirão Caldas deixa mais de 40 bairros sem água, em Anápolis
De acordo com a Saneago, disposição de água do Sistema Piancó para o Daia, abertura de barragens e interligação de poços no sistema serão feitas para minimizar os transtornos
A baixa da vazão do Ribeirão Caldas deixou mais de 40 bairros da região Sul de Anápolis sem abastecimento de água, entre quarta (2) e quinta-feira (3). De acordo com a Saneago, o sistema do Distrito AgroIndustrial de Anápolis (DAIA), que não é gerido pela empresa, foi prejudicado. Não foi informado a atual vazão do Ribeirão Caldas.
Por meio de nota, a empresa afirma que, juntamente com a prefeitura municipal e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), intensificou algumas ações para garantir o abastecimento. Entre elas estão: dispor de uma quantia de água do Sistema Piancó para o Daia; avaliação da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Caldas e abrir barragens para aumentar a vazão e interligação de poços no sistema.
A expectativa é que a situação comece a ser normalizada na noite desta quinta-feira (3). A empresa também destaca que medidas de médio e longo prazo para resolver a questão do abastecimento de água no sistema.
A medida de médio prazo seria iniciar os trâmites do processo licitatório para ampliar a estação de tratamento de água, adutora e reservatórios do Piancó. Já a de longo prazo é o estudo hidrológico para a construção de barramento para reservar água voltada ao abastecimento. A previsão é que em dezembro haja a conclusão desse levantamento.