Balada Responsável: Detran volta a fazer blitz em Goiânia a partir desta terça (18)
A fiscalização havia sido suspensa em fevereiro deste ano por causa da pandemia
O governo de Goiás, por meio do Departamento de Trânsito (Detran), retoma na noite de hoje (18) as blitz do programa Balada Responsável. A fiscalização, que havia sido suspensa em fevereiro deste ano por causa da pandemia do coronavírus, retorna com algumas alterações como o fato de, a partir de agora, os motoristas não precisarem descer do veículo para ter os documentos verificados.
De acordo com informações do Detran, o retorno da fiscalização a partir das 21h de hoje e terá foco educativo, voltado para a fiscalização “apenas quando o condutor apresentar sinais notórios de embriaguez ou atitude suspeita.” Haverá blitz em dois pontos de Goiânia nesta terça-feira. A fiscalização se estende para outros municípios, mas o cronograma é mantido em sigilo.
Além da extinção da necessidade dos condutores de saírem de seus veículos para a averiguação de documentos, o Balada Responsável volta com outras mudanças: os policiais militares utilizarão o smartphone próprio e não manusearão os documentos físicos dos condutores e os servidores ficarão em mesas mais distantes uma da outra.
No entanto, durante a abordagem, caso o motorista apresente sinais de embriaguez, ele será convidado a descer do veículo para fazer o teste do bafômetro. Segundo o Detran, o dispositivo do teste não apresenta risco de contaminação uma vez que possui bocal descartável.