Otimismo

Balanço: Nenhum preso e troca de 7 urnas marcam a manhã de eleições em Goiás

TRE-GO tem expectativa de divulgar rápido o resultado das eleições deste domingo (27/10)

Coletiva no TRE-GO apresenta primeiro balanço do 2º turno das eleições, em Goiás (Foto: Divulgação/SSP)

Até o momento o segundo turno das eleições municipais em três cidades de Goiás estão sendo tranquilas, sem nenhum preso. No entanto, 7 urnas precisaram ser trocadas. O balanço do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) foi divulgado em coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo (27/10).

Segundo o presidente do tribunal, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, as urnas trocadas representam 0.12% do total de dispositivos em uso neste domingo. “O ideal seria que não tivéssemos essas substituições, mas é um fato ponderável em um universo que lidamos com mais de 4,7 mil urnas,” disse.

Balanço das eleições em Goiás

Até o momento não há intercorrências. “O primeiro turno foi de absoluto sucesso, não há contestação a respeito. E tenho certeza que no segundo repetiremos o sucesso”, afirmou.

Conforme expõe o TRE-GO, mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a votar neste segundo turno. Quase 3 mil urnas estão sendo utilizadas em Goiânia, 833 em Anápolis e 916 urnas em Aparecida de Goiânia

“Estamos absolutamente tranquilos com o transcurso do processo eleitoral”, afirma o desembargador.

Otimista, o presidente do TRE espera que a apuração do segundo turno termine rápido. “Poucos minutos após o encerramento e abertura das urnas daremos o resultado”, diz Luiz Cláudio Veiga Braga.

O presidente do TRE-GO finalizou a coletiva pedindo que os eleitores votem, exercitem a cidadania. “Não deixem de votar. Manifestem livremente o seu voto e a escolha do seu candidato”, concluiu.

Crimes eleitorais registrados

O secretário de segurança pública de Goiás, Renato Brum, anunciou hoje, durante coletiva de imprensa, que não houve registros de crimes eleitorais nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis desde 00h deste domingo, onde ocorre o segundo turno das eleições.

“Na última eleição, a partir das 00h, tivemos algumas ocorrências e essa não, até por ser uma eleição majoritária, apenas para prefeito e segundo turno”, afirma o secretário.

O comandante geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja, ressaltou que 1.060 policiais estão nas ruas em acréscimo ao efetivo escalado para patrulhamento nos três municípios já citados.

Granja ainda frisou que “nenhum dos policiais foi retirado das ruas, do patrulhamento normal”, afirma.

Ainda segundo ele, referente a segurança nos três maiores colégios eleitorais do estado, “a força especializada da Policia Militar (PM) está concentrada em Goiânia e será deslocada para Aparecida de Goiânia e Anápolis caso seja preciso”, disse o comandante.