Operação

Balanço parcial da PRF registra três mortos e 35 feridos em rodovias federais durante o feriado

Segundo inspetor, números de ultrapassagens proibidas e flagrantes de tráfego acima da velocidade permitida podem dobrar até encerramento do levantamento

Três óbitos, 35 feridos e 20 acidentes foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre sexta-feira (27), início da Operação Dia do Trabalhador, e domingo (29), segundo balanço parcial emitido pela corporação nesta segunda-feira (30). Foram registrados 2.686 flagrantes de tráfego acima da velocidade permitida, 97 ultrapassagens proibidas e 24 de condutores alcoolizados, dos quais cinco foram presos. No total, 1.541 autuações foram expedidas.

Os números são menores do que os apresentados pelos dois primeiros dias de operação em 2017, embora nenhum óbito tenha sido registrado. Na época, foram 28 acidentes, 32 feridos, 3.660 flagrantes de alta velocidade, 138 ultrapassagens proibidas e 3.289 autuações. Para o inspetor Newton Morais, os dados são preocupantes. Assista vídeo de flagrante do radar:

“São números menores, mas, em contrapartida, são três mortes de pessoas que ocupavam motocicletas, dois deles eram jovens inabilitados de 16 anos. Também foram flagradas menos pessoas alcoolizadas, já que houve mais rigidez na fiscalização.  A impressão, entretanto, é de que as pessoas não estão nem aí”, observa.

Para Newton, números de flagrantes de alta velocidade e de ultrapassagem proibida podem dobrar até a meia-noite de terça-feira (1/5), quando a operação será encerrada. “Estamos no meio do feriadão. Amanhã, com certeza, motoristas vão enfrentar movimento extremo entre as 14h e as 22h. A orientação é de que as pessoas procurem retornar para casa na parte da manhã ou então no dia 2/5. Se resolver voltar nesse horário de pico, vai ter que ter prudência, além de muita paciência”.

“Exemplos”

Durante a operação, agentes prenderam condutor de um veículo Audi (19), inabilitado e que estava com três crianças com idades de nove, 10 e 11. Segundo relatos de policiais, ele além de desobedecer à ordem de parada, motorista tentou fugir, correndo para um matagal na BR-060, entre Anápolis e Abadiânia.

Outro homem, acompanhado por quatro adolescentes, também foi preso por direção alcoolizada. Teste de tipômetro detectou 0,69 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expelido, o que supera o limite de 0,04 miligramas estabelecido pelo Código Brasileiro de Trânsito. Veja o vídeo a seguir: