Balanço da SES aponta que 44% do grupo prioritário ainda precisa ser imunizado contra o H1N1
Gerente responsável pelo levantamento afirma que número de vacinados pode ser maior. Vacinação em Goiânia será retomada apenas na próxima quarta (3/5)
Goiás ainda precisa imunizar 590.949 habitantes pertencentes aos grupos prioritários da campanha de vacinação contra o vírus H1N1. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 54,61% da meta de 1.302.902 estabelecida para o estado receberam as doses.
A informação é oriunda de balanço parcial concluído na sexta-feira (27) pela Gerência de Imunização e Rede Frio, ambas da pasta. A gerente do setor, Clécia Vecci Menezes, sugere que a quantidade real de vacinados é maior do que a apresentada pelo balanço parcial, uma vez que “grande parte dos municípios” não tem repassado dados atualizados da campanha.
Ainda na sexta-feira, a secretaria afirma ter recebido, do Ministério da Saúde, mais de 178 mil novas doses. Dessas, 38 mil serão direcionadas à Capital para que seja feito o restabelecimento da campanha. No entanto, a campanha na Capital só será retomada na quarta-feira (3). Segundo a pasta, Aparecida de Goiânia terá direito a 9,4 mil.
A vacina aplicada por meio da campanha é a trivalente, a qual imuniza contra vírus da Influenza A, cepas H1N1 e H3N2, e B. No próximo dia 12/5 será realizado o chamado Dia D, data em que componentes de grupos prioritários que perderam a data específica para sua vacinação também poderão receber a dose.
Para ter direito à vacina, é preciso que a pessoa, dos grupos prioritários, apresente documento pessoal. A SES alerta que puérperas devem apresentar outro que comprove a gestação, como certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante.
Trabalhadores da Saúde, professores e funcionários do Sistema Prisional também devem comprovar vínculo com suas respectivas instituições ou apresentar documento que comprove a categoria profissional, como contracheque e crachá.
Confira o calendário completo de vacinação:
– 13/04 a 20/5: idosos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas
– 23/04 a 27/04: gestantes, mães em resguardo do pós-parto e crianças de 6 meses a 5 anos
– 30/04 a 11/05: professores
– 12/05: Todos os grupos prioritários
– 14/05 a 01/06: Todos os grupos prioritários
– 13/04 a 01/06: Indígenas
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: agendamento feito pelo município.