Banco de Leite do Hospital Materno Infantil é premiado
De janeiro a outubro deste ano, 823 crianças foram beneficiadas com 1.888 litros de leite humano doados.
//
O Banco de Leite do Hospital Materno Infantil (HMI) recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Certificado de Excelência na Categoria Ouro por seu desempenho em 2014. Fundado em 1992, o Banco de Leite funciona com o alimento humano proveniente das mães com excesso de produção e atende bebês prematuros e de baixo peso, nascidos no hospital e em maternidades de todo o Estado.
De janeiro a outubro deste ano, 823 crianças foram beneficiadas com 1.888 litros de leite humano doados. Atualmente 2.271 mulheres estão cadastradas como doadoras ativas. O Banco de Leite também orienta as mães com dificuldade de amamentar. Durante todo o ano, desenvolve ações voltadas ao incentivo e à conscientização da importância do aleitamento materno, com atividades culturais e educativas que visam despertar a atenção para a doação de leite.
DOADORAS
Para as mães que colaboram com o Banco do HMI, doar leite é prazeroso. É o que afirma Débora Marra Rodrigues, que se tornou doadora há um mês. “Me sinto realizada em poder ajudar outras crianças, principalmente aquelas que estão internadas. Colaborar com a saúde delas é muito bom”, afirma. A satisfação é a mesma sentida pela coordenadora Renata Machado Leles. “Trabalhar aqui é muito gratificante. Tudo o que faço pelo Banco de Leite se resume em uma frase: paixão pelo meu trabalho”, frisa.
AMIGO DA CRIANÇA
O trabalho executado pelo HMI no Banco de Leite rendeu à unidade o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para estabelecimentos de saúde que promovam, protejam e apoiem o amamentação. O HMI é detentor do título desde 1999.
A diretora-geral do Materno Infantil, Rita de Cássia Leal, afirma que os reconhecimentos reforçam o compromisso da unidade em oferecer um atendimento com qualidade à população. “Somos referência no atendimento a mulheres e crianças em Goiás, e esse reconhecimento nos dá a certeza de que estamos percorrendo o caminho certo”, reitera.
O certificado foi entregue pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite (IberBLH), durante o Encontro Nacional e Macrorregional de Coordenadores Estaduais de Bancos de Leite, realizado no Rio de Janeiro (RJ) em 31 de outubro.
O evento teve o patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, com parceria do Instituto Fernandes Figueira (IFF), órgão ligado à Fundação Oswaldo Cruz.