Doação

Banco de Sangue do Hugol busca doadores de todos os tipos

A unidade reforça a necessidade de doações de fator Rh negativo, como O- e A-

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos para a manutenção de seus estoques. A unidade reforça a necessidade de doações de fator Rh negativo, como O negativo (O-) e A negativo (A-), cujas reservas se encontram em estado crítico.

“A Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30, e aos sábados, das 7 às 12 horas, por isso conclamamos aos que ainda não puderam doar que venham praticar esse ato de solidariedade em algum desses dias e horários. Temos uma estrutura completa e uma equipe altamente capacitada para recebê-los”, explica o médico hematologista e supervisor da UCT,  Adriano Arantes.

Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea, por isso o Banco de Sangue mantém o estoque de bolsas dentro de um limite satisfatório para uma assistência segura aos pacientes da unidade de saúde.

De julho de 2015 a dezembro de 2017, o hospital realizou mais de 4,3 milhões de procedimentos, dentre internações, ambulatório, urgência e emergência e equipe multidisciplinar (3.073.538), procedimentos cirúrgicos (36.094), exames (1.181.200), transfusões (25.780) e coletas de sangue (19.476).

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, já ser um doador frequente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador.