Banco de sangue do Hugol enfrenta baixa de 60% no estoque
Interessados em doar sangue para o Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol) não precisam fazer agendamento
O estoque de sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage da Siqueira (Hugol) está com uma baixa de 60% neste mês de agosto. Por conta da alta demanda de transfusões realizadas na unidade, o Banco de Sangue opera com uma média de 420 bolsas no estoque e hoje conta apenas com 168 bolsas.
O Gerente Médico do Banco de Sangue do Hugol, Adriano Arantes, considera crítica a situação. “Tivemos uma queda nas doações durante os meses de junho e julho e, ao mesmo tempo, um aumento de 20% no número de transfusões realizadas no hospital. Para se ter uma ideia, só na última semana, a unidade realizou 291 transfusões de sangue”, explicou.
Para mudar o cenário, o Hugol pede o apoio da população com a doação de qualquer tipo sanguíneo. Ela pode ser realizada de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Não existe a necessidade de agendamento. Os interessados podem comparecer durante o horário de funcionamento e devem seguir os critérios para a doação.
Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol pelo telefone (62) 3270-6662 ou pelo WhatsApp: (62) 3270-6661.
Critérios para doação
Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que sejam respeitados os critérios para proteção tanto do doador quanto do receptor. São eles:
- Estar saudável;
- Não estar gripado, resfriado ou febril;
- Ter peso acima de 50 kg;
- Ter entre 18 e 69 anos;
- Estar descansado e alimentado;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva a menos de 1 ano;
- Não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses;
- Não estar em uso de antibióticos e antifúngicos nos últimos 14 dias;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.