DOAÇÃO

Banco de sangue registra queda de 70% no estoque

Necessidade é imediata para todos os tipos sanguíneos, mas os grupos O negativo, A positivo, A negativo, B positivo e AB positivo estão com níveis ainda mais críticos

Com a chegada do período das férias, muitas pessoas decidem viajar e isso afeta também os bancos de sangue do estado. O estoque do Banco de Sangue Hemolabor, por exemplo, está enfrentando uma queda de 70%. A quantidade de sangue da unidade é suficiente para atender solicitações por apenas dois dias, quando o ideal é que ele atenda pelo menos cinco dias.

A necessidade é imediata para todos os tipos sanguíneos, mas os grupos O negativo, A positivo, A negativo, B positivo e AB positivo estão com níveis ainda mais críticos.

“O fato de muitos estarem de férias não quer dizer que outras pessoas não vão precisar de sangue. E o sangue é o único meio terapêutico de fazermos com que esse paciente sobreviva. Por isso é importante que aqueles doadores que estejam bem, ou que nunca fizeram esse ato de solidariedade, se conscientizem e venham conhecer o nosso Banco de Sangue. Cada doação dá suporte para todos esses pacientes que precisam de sangue nesses momentos delicados de saúde”, afirmou a médica hemoterapeuta responsável técnica pelo Banco de Sangue, Érika Paiva.

Ao todo, 36 hospitais são atendidos pelo Banco de Sangue do Hemolabor. Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e, assim, pode beneficiar vários pacientes com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam estar acompanhado dos pais); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e apresentar documento oficial com foto.

O Banco de Sangue do Hemolabor funciona de segunda à sexta, das 7h às 7h30. Ele está localizado na Rua 5A, nº 90, no setor Aeroporto, em Goiânia. As doações devem ser agendadas pelos telefones (62) 3605-6600 e (62) 99822-0456 (WhatsApp).