Pesquisa

Só 23% dos bares e restaurantes de Goiás tiveram lucro em maio, diz associação

Estudo realizado pela Abrasel aponta que 77% das empresas fecharam o mês sem lucro.

Goiânia não terá Lei Seca nesta eleição, segundo o TRE-GO (Foto: Agência Brasil)

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e divulgada nesta quarta-feira (10/07) aponta um cenário ruim para bares e restaurantes de Goiás.

Segundo o levantamento, no mês de maio, 77% das empresas e dos estabelecimentos do ramo operaram sem lucro. Desse percentual, 14% tiveram prejuízo e 63% operaram em equilíbrio financeiro. Apenas 23% dos estabelecimentos obtiveram lucro.

De acordo com a Abrasel, o alto número de empresas endividadas ainda é um desafio enfrentado pelo setor. Ao todo, 16% dos estabelecimentos dizem ter dívidas em atraso.

Para o presidente da Abrasel em Goiás, Danilo Ramos, o fato de mais de três quartos das empresas goianas operarem sem lucro é um fator preocupante. “Parte disso se explica pelo fato de as empresas não conseguirem repassar os aumentos de custos dos insumos para o seu produto final. Também temos ainda um número relevante de empresas que estão com dívidas e impostos em atraso, e esses fatores indicam que, apesar do crescimento do setor, várias empresas enfrentam dificuldades”.

Em âmbito nacional, a pesquisa ouviu 2.416 empreendedores no Brasil e os números são parecidos com o do estado de Goiás. 64% dos negócios não tiveram lucro em maio deste ano.

Em relação aos gastos destas empresas, os principais insumos, alimentos e bebidas tiveram aumento de 4,2% em 2024. Esse número representa mais do que o dobro da alta da inflação no setor que foi de 1,99%.