Bebê com síndrome de Apple Peel vai para Porto Alegre
A vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) naquele complexo hospitalar foi acertada pela equipe do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde de Goiás.
O bebê Miguel Araújo Moura, de quatro meses, portador da Síndrome de Apple Peel, e que está internado no Hospital Materno Infantil, em Goiânia, embarca às 15h30 desta quinta-feira, dia 9, no hangar da PEC Táxi Aéreo, para tratamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) naquele complexo hospitalar foi acertada pela equipe do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde de Goiás. O transporte em avião com UTI será custeado pelo Governo de Goiás.
Miguel Moura nasceu em 16 de fevereiro deste ano e, desde então, permanece internado no HMI. Durante este período, a unidade ofereceu ao paciente todo o tratamento recomendado, bem como apoio e orientação à família. Embora o tratamento preconizado para a atresia de esôfago seja cirúrgico, em casos especiais (prematuros, malformações associadas, principalmente as cardíacas, e também infecções graves) a operação é adiada até que a criança, após receber cuidados especiais, possa ser submetida à anestesia e à cirurgia sem riscos.
Para tanto, deve-se manter o paciente em incubadora aquecida com vapor úmido, com aporte venoso para reposição hídrica e calórica, com sonda naso-esofágica em aspiração constante, em decúbito lateral direito elevado (em caso de fístula traqueoesofágica) e em Trendelemburg (em casos, sem fístula) e, quando necessário, ventilação mecânica. O pequeno Miguel recebeu todos esses cuidados no HMI e continuará recebendo assistência até a internação, em Porto Alegre.