ENTREVISTA EXCLUSIVA

Bela Vista de Goiás investirá quase R$ 300 mil na Cultura em 2024, afirma prefeita

Nárcia Kelly considera a cultura como um aspecto importante para a identidade de um povo

A cidade de Bela Vista de Goiás (GO) vai disponibilizar R$ 290.924,52 para a cultura local em 2024. A prefeita Nárcia Kelly falou com o Mais Goiás sobre as perspectivas para o próximo ano e revelou a importância dos recursos para a população, artistas e produtores culturais.

O fundo é proveniente da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), disponibilizado pelo Governo Federal. Ao todo, Bela Vista de Goiás publicou seis editais, para as áreas do audiovisual e demais vertentes culturais. Quatro deles já tiveram os resultados divulgados e os recursos remanescentes receberam mais dois editais, que seguem com inscrições disponíveis até o dia 30 de novembro. Os documentos estão disponíveis no site do município.

“Os editais da Lei Paulo Gustavo em Bela Vista de Goiás vão contemplar projetos de bolsas de pesquisa na área cultural, produção audiovisual, projetos de literatura, dança, artes plásticas, etc. Nosso intuito é de valorizar a pluralidade das manifestações culturais, apoiando iniciativas diversas que vão envolver a população bela-vistense”, informa Nárcia Kelly.

Leia também: Prefeitura de Goiânia atrasa cronograma original da Lei Paulo Gustavo; veja novos prazos

A importância da Cultura para Bela Vista de Goiás

A gestora do município considera a cultura um aspecto importante para a identidade de um povo. “A cultura engloba a tradição e acolhe também as manifestações contemporâneas. Esse movimento é muito rico, pois permite a valorização de nossas tradições e também das expressões culturais mais recentes. Tanto a tradição quanto a cultura contemporânea são capazes de sensibilizar as pessoas e, por isso, são fundamentais na reafirmação de uma identidade coletiva, que faz com que a gente se perceba como um povo”, pontua.

Nárcia Kelly adianta que os bela-vistenses e os visitantes de Bela Vista de Goiás podem aguardar projetos culturais surpreendentes para 2024. Segundo ela, já foram confirmadas obras literárias inéditas, produção de vídeos de curta-metragem, exposições de pintura e fotografia, projetos de arte-educação, entre outros.