Biodigestor que transforma lixo em gases energéticos deve ser instalado na Ceasa Goiás
Atualmente, o entreposto produz 25 toneladas de lixo por dia
Um biodigestor que transforma lixo em gases energéticos deve ser instalado na Ceasa Goiás nos próximos meses. Isso porque o governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou, nesta quinta-feira (21), que vai encaminhar projeto de lei à Assembleia Legislativa (Alego), que autoriza o repasse de R$ 4 milhões do Tesouro Estadual para a instalação do mencionado sistema.
Atualmente, o entreposto produz 25 toneladas de lixo por dia, o que gera despesa no transporte e descarte no aterro sanitário. Com o sistema, será possível a transformação dos resíduos prozudidos na Ceasa em gases energéticos, como o biogás, que poderá ser utilizado no transporte interno. Além disso, o sistema também gera biofertilizantes.
Em 2021, a diretoria administrativa iniciou pesquisa para conhecer e trabalhar a possibilidade de instalar um sistema de biodigestor no entreposto de Goiânia. O governador assinou autorização para aporte financeiro para o projeto durante a I Festa do Pequi da Ceasa Goiás, em novembro do ano passado.
Após receber parecer favorável da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, à qual a Ceasa é jurisdicionada, e da Secretaria da Economia, que autorizou a realocação do recurso, a matéria será encaminhada para aprovação na Alego.